terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

O que fazer com as nossas próprias frustrações?!!!


É chegada a hora, não dá mais para adiar: "Precisamos aprender a lidar com as nossas frustrações, seja quais elas forem, não com covardia, mas com sabedoria". Existe um determinado momento em nossas vidas que não dá para sermos a personificação da criança mimada e birrenta, que a todo instante, ao ser contrariada, atua fazendo biquinho e cara feia, batendo as pernas no chão e chorona. Mais do que caras e bocas é necessário atitudes coerentes e compreensão das coisas.

- "Naturalmente, que eu não fujo a regra, mas estou me policiando ao máximo e me trabalhando para aprender a lidar de forma saudável e coerente com as minhas frustrações. Sinto que já evolui bastante."


Já, ao meu redor, eu observo constantemente como os meus amigos e amigas e paquerinhas não sabem lidar com as suas frustrações, não sabendo aceitar um simples "NÃO!!!" dado ou se perdem em si mesmos, não sabendo se comportarem ao passar por algumas situações complexas. Culpa deles, não?!!! Ninguém está completamente preparado para enfrentar o sofrimento até o momento em que se passa por ele e o enfrenta com as armas que possui e o preparo que dispõe naquele momento.

- "O fato é que a maior parte das pessoas não sabem lidar com as suas próprias frustrações e agem de forma reprovável e infantil. Já vi cada exemplo trash, que eu me desencantei completamente, perdendo em parte muito do respeito e da admiração que eu nutria."


Cada um utiliza a desculpa, o discurso e a fuga que conhece ou tem hábito de usar, mas, agir com um pouco de maturidade, por menor que seja, nunca é demais e, às vezes, faz toda e completa diferença - pelo menos para mim.

- "É necessário saber compreender a fraqueza humana e aceitar as limitações que cada um apresenta para lidar com as suas frustrações. Mas, compactuar com sacanagem, covardia e omissão é algo que eu não aceito, não perdôo e jamais irei compactuar."


As minhas frustrações eu procuro resolver da melhor forma possível, comigo mesmo. Mas, existem momentos que é inevitável fazermos projeções, descontando no outro alguns destemperos, muitas vezes, ao nível do inconsciente - levados por atos falhos e ações súbitas e inesperadas.

- "Tipo: Puxa vida, como eu fiz isso?!!! Putz, acho que eu fiz uma mancada!!! Será que eu não falei demais?!!! Vacilei!!!"


Querendo ou não, para a nossa saúde emocional e a durabilidade dos nossos relacionamentos em todos os níveis, se faz necessário que cada um de nós possa aprender a lidar da melhor forma possível com as suas frustrações, sem descontar no outro algo que só compete a nós mesmos.

2 comentários:

Anônimo disse...

Realmente tomamos atitudes impensaveis,que depois pra corrigir fica mais dificil.
Devemos agir de maneira saudavel onde o comportamente te torne uma pessoas mais social e amigavel....

Dan... disse...

Realmente, nem sempre dá para corrigir... concordo com você.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."