Explanação que antecede o SEU VOTO
A partir do momento em que o tal Ministro defende a ANULAÇÃO DO JULGAMENTO por atribuir ausência de competência absoluta ao STF para atuar nesse processo, primeiramente, fragiliza o Supremo Tribunal Federal como Instituição, assim como, historicamente, ele atua política (sim, politicamente, pois não tem como dissociar esse julgamento da atmosfera política e do próprio ser um agente político) e colocando-se ideologicamente contra a Democracia Brasileira, tentando minimizar os fatos e redimir os réus, devido aos ataques concretos que o país e a sociedade brasileira vem sendo exposta desde quando o Bolsonarismo ascendeu no cenário político.
Outro aspecto fundamental e igualmente grave e preocupante se propõe: Diante do contexto político sensível e conflituoso que o Brasil atravessa, através da sua apresentação dos seus argumentos em discurso questionável, tendencioso e contraditório, o Ministro Fux acaba munindo a Extrema-Direita Bolsonarista de "saídas" e "artifícios" retóricos para fomentar suas narrativas e ideais fascistas, baseando-se, distorcendo e manipulando sua fala de acordo com seus interesses golpistas e inconstitucionais para continuar pressionando o Governo Brasileiro e tumultuando o cenário político, visando anistiar e justificar numa presunçosa inocência os responsáveis pela Tentativa de Golpe de Estado realizado numa sequência real de fatos e execuções.
ANULAR OS PROCESSOS É NEGAR A REALIDADE DA TENTATIVA DE GOLPE. PORÉM, O BRASIL NÃO VIVEU UM SURTO COLETIVO, FOI REAL, CAÓTICO E INDIGANTE E AINDA ESTAMOS SENDO AFETADOS POR ISSO.
SEU VOTO
Todo o seu texto explicativo deixa mais do que nítido sua ideologia política, alinhada com os interesses e as narrativas fascistas defendidas e adotadas por bolsonaristas e trumpistas, fazendo associações e jogos de palavras perigosos para atribuir falsas interpretações e associações e dúvidas sobre Brasil, seus atuais Governo e Regime Político, graças à linguagem tecnicista do seu discurso.
Na ausência de definições claras e objetivas e contradições presentes vindouras da parte do referido Ministro, definitivamente, de acordo com o meu ponto de vista vale salientar: Apesar dos problemas brasileiros e suas contradições, ainda assim, não estamos vivendo num Regime Autoritário ou sob à "Ditatura da Toga" e nem temos nossa Liberdade de Expressão cessada, se assim fosse, os Bolsonaristas não atuariam da forma como agem com truculência, ameaças e bravatas, divulgando narrativas falsas, mentirosas e tendenciosas como cortina de fumaça e "realidade paralela", sem quaisquer pudores ou condolências ou empatias solidárias ou limites.
PRÉVIA DA VOTAÇÃO: 2 X 1
Então, a postura e o voto do Ministro Fux no dia de hoje, não me surpreendem em nada, pois, diante de todo o processo, Ele sempre demonstrou inclinação e simpatia ao espectro direitista e conservadorismo hipócrita, negando, amenizando e minimizando os aspectos e comportamentos criminosos presentes nos autos do processo. Já era mais do que esperado. Nada de novo sob o sol.
Lamentável, vergonhoso, irresponsável e indignante essa atuação do Ministro Fux em defesa atribuída em prol dos golpistas como se fosse o "Advogado de Defesa" deles.
P.S. EM TERMOS TÉCNICOS: Todavia, quando a formatação científica do processo criminal, como formatação concreta e verídica, e materialização das provas precisam ser sólidas e fundamentais para não deixar dúvidas contra a materialidade do crime. Se há falhas, abre precedentes para dúvidas e contestações. Fux achou brechas para criticar e por em dúvida a realização do julgamento - segundo sua postulação. Se o Processo Criminal do Ministério Público de Acusação não for fortemente blindado, sem apresentar falhas e brechas de contestação, poderá ficar exposta ao risco de ser desmontado, duramente questionado e até ser desmoralizado.
Nenhum comentário:
Postar um comentário