Já sabendo do que se trata a Teoria do Capital Sexual ou Erótico, já posso resenhar sobre essa temática. Então, além de ser um aspecto importante da vida e da natureza humana e como tal deveria ser tratado com naturalidade, o sexo em toda a sua amplitude e aspectos também se caracteriza como uma relação de poder.
Como relação de poder e capital, o Capital Sexual é usado como moeda de troca, mercadoria e poder para submeter, influenciar e manipular as pessoas de acordo com os interesses dos seus "sedutores", seja em forma de "crushes", fetiches e objetos sexuais. Se essa influência sutil (às vezes, nem tanto assim, também pode ser percebida de maneira escancarada em nossas relações humanas, sociais e comerciais), que está presente em nosso dia-a-dia, ela também pode ser exercida através das diferentes formas de violência (física, moral e sexual).
Todavia, focando em seu aspecto sutil, de consentimento e barganha, respeitando o direito de escolha, onde você é capaz de exercer sua escolha livremente ou ponderar as consequências das suas escolhas, é preciso considerar o quanto você está vulnerável ao "Capital Sexual" ou "Erótico" e a força como as suas características (Beleza Física, Atração Sexual, Graça e Charme Social, Vitalidade e Energia, Estilo e Apresentação e Competência Sexual) podem afetar e influenciar as suas ações.
Por exemplo: Como a beleza, o charme e o carisma de um(a) atendente de loja pode influenciar a sua escolha na hora de comprar uma mercadoria A ou B. Ou, se você votaria num candidato eleitoral baseado apenas em seus atributos físicos e "encantos". Em ambos os casos, tanto o atendente de loja quanto ao político, eles possuem um capital sexual e erótico que podem influenciar você.
Independente da "química" e da "euforia" que eles podem despertar em você e aguçar os seus sentidos, se você tem senso crítico, bom senso, inteligência emocional e não se deixa influenciar à primeira vista, dificilmente você será utilizado como massa de manobra ou marionete nas mãos desses "sedutores".
Se você estabelece as suas escolhas apenas baseando-se no capital sexual de alguém, primeiro, intelectualmente você é uma pessoa rasa, moralmente você é uma pessoa fútil e emocionalmente você é uma pessoa frágil, supérflua e carente. Para você estabelecer ideias, características e pontos de vistas convergentes ou não, são fundamentais para que boas escolhas sejam feitas e construir relações duradouras e seguras.
Cada um tem suas armas de sedução e usa o seu capital sexual do jeito que melhor lhe convém, mas, o que é uma obrigação sua é estabelecer critérios sólidos e concretos para influenciar suas escolhas e não lhe colocar em situações vulneráveis para que você não seja humilhado ou enganado ou manipulado por ninguém.
Afinal de contas, estamos falando de relações de poder e o capital sexual é uma destas. Vale à pena ficar atento com esse capital que está presente em nossas vidas e em diferentes âmbitos e searas não seja utilizado como arma de manipulação e submissão.
Nenhum comentário:
Postar um comentário