Quando nos referimos aos nossos índios, aos nossos Povos Originários, não podemos esquecer de aclamar e respeitar a nossa primeira matriz cultural, a nossa primeira raça que já habitava esse chão antes de 1500, que já faziam parte de quem somos antecedendo à chegada dos colonizadores europeus aqui, o nosso caldeirão chamado Brasil. Por isso, os nossos Povos Indígenas merecem ter os seus direitos respeitados, garantidos e aplicados, pois não se trata de fazer um mero "favor", nem de uma "migalha" ou "esmola" em solidariedade para eles. Eles são tão cidadãos quantos as demais etnias que compõem a nossa Brasilidade.
O Brasil é originalmente Indígena e temos SIM uma dívida histórica à ser reparada, por tanto descaso, descuido e omissão em diferentes Eras de Genocídios, seja no passado e também no presente.
Hoje é o Dia do Índio, assim como os próximos dias que virão, logo, é necessário fazermos uma autocrítica e uma profunda reflexão sobre essa pauta e como todos nós, brasileiros, estamos atuando em prol de preservar as nossas raízes indígenas e como mantê-la viva e bem cuidada para que eles possam continuar sendo os "Guardiões" das nossas florestas e biodiversidade e não sejam esquecidos via Invisibilidade Social e nem dizimados a partir de uma Ideologia Criminosa de Extermínio e da Exclusão Social.
Nós, O Povo Brasileiro, não podemos compactuar e nem incentivar uma política genocida, pois, os nossos Povos Indígenas merecem todo o respeito e respaldo legal como cidadãos brasileiros que são. Viva e Sobreviva os nossos índios.
Nenhum comentário:
Postar um comentário