Quando eu penso na Questão Indígena, me salta imediatamente aos olhos, mente e coração é o processo de aculturação que os povos indígenas vem sofrendo durante séculos, pois é uma constante violência à sua identidade cultural.
Porém, nos dias atuais, especialmente os índios brasileiros, eles necessitam muito mais do que respeito à sua etnia e empatia as suas lutas e carências, mas serem inclusos e valorizados como cidadãos brasileiros, não dignos de pena ou vistos como os "coitados" da História do Brasil.
Todos os brasileiros precisam aprender a valorizar a cultura indígena, sua gente, suas características e a sua importante contribuição para proteger à floresta e suas espécies, os diferentes biomas naturais e seus recursos. É preciso resgatar o orgulho da nossa primeira matriz cultural e dos nossos verdadeiros guardiães das florestas e recursos naturais.
Não aturá-los ou tratá-los como grupos de incapazes e improdutivos, que necessitam de uma ação assistencialista por parte do governo, mas, tratá-los como cidadãos dentro das suas peculiaridades. É preciso dar acesso à Escola e Educação, Saúde (não apenas em época de vacinação), Saneamento Básico, Demarcação das suas Terras (de maneira honesta, legal e fiscalizada), Trabalho, enfim, todos os recursos mínimos para que um ser humano possa sobreviver com dignidade.
Pode-se incluí-los e respeitá-los, sem sufocar quem realmente são, sem matar a sua cultura, substituindo seus costumes, suas crenças, seu imaginário cultural, seu legado histórico e sua essência diferente por uma postura do "colonizador" dos dias atuais.
RESPEITO AOS ÍNDIOS, À SUA CULTURA E CIDADANIA E AO SEU CHÃO!!!
Nenhum comentário:
Postar um comentário