Seja ela grande ou pequena, ou dita com a melhor das intenções (ou não), no final das contas, investir em mentiras sempre será um péssimo negócio. Então, vejamos:
1. Dependendo da gravidade e da grandiosidade da mentira contada, mais cedo ou mais tarde, as grandes verdades dificilmente se mantém ocultas para sempre, sobretudo se o fato se torna de domínio público, sendo compartilhado por muitas pessoas. Logo, se você deseja que algo permaneça em segredo, mantenha-o em segredo e, de preferência, sem testemunhas.
2. Uma única mentira nunca se basta. Para se manter em pé e aparentar veracidade, ela precisa de adição de mais mentiras e o envolvimento de mais cúmplices, formando assim uma rede de enganos e intrigas sem fim. Uma mentira sempre puxará uma outra.
3. Evitar a verdade é fugir do problema e o que à princípio poderia ser solucionado de uma forma mais rápida e simples (dentro da medida do possível), com o passar do tempo e com a "metamorfose" que a mentira sofreu com a adição de mais mentiras, o que já era complicado para se revelar e solucionar, poderá se tornar ainda mais complicado.
4. Por maior que seja a mentira, falar a verdade é um atenuante, porquê nada mais libertador do que você tirar um peso das suas costas e poder dá a sua versão da história, na íntegra, sem intermediários, "telefone sem fio" e diferentes interpretações.
Por essas e outras, quando você se deparar com os seus problemas, dilemas e encruzilhadas, não pense nem duas vezes e haja com honestidade, coragem, personalidade e responsabilidade. A verdade tem o seu preço, logo bata no peito, tenha hombridade e assuma as consequências das suas atitudes e mantenha a sua consciência limpa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário