domingo, 19 de abril de 2020

Apenas para constar no calendário, pois




Todo dia deveria ser Dia de Índio




(...) Quem me dera ao menos uma vez
Como a mais bela tribo
Dos mais belos índios
Não ser atacado por ser inocente

Eu quis o perigo e até sangrei sozinho, entenda
Assim pude trazer você de volta pra mim
Quando descobri que é sempre só você
Que me entende do início ao fim
E é só você que tem a cura pro meu vício
De insistir nessa saudade que eu sinto
De tudo que eu ainda não vi

Nos deram espelhos e vimos um mundo doente
Tentei chorar e não consegui.


(Índios by Legião Urbana)



Não há homenagem no mundo ou autocrítica capaz que consigam apagar todas as nossas culpas e irresponsabilidades cometidas contra os nossos povos indígenas, nossa primeira matriz cultural genuína: Os índios brasileiros. De 1500 para cá, atrocidades como o genocídio e a escravidão indígena foram cometidas em nome da ganância do homem branco, da intolerância da Igreja Católica, do processo de aculturação social imposta, da ausência de políticas públicas voltadas para respeitar e resguardar os direitos desses cidadãos, incluindo o direito de preservar a sua cultura viva, e a indiferença da sociedade brasileira como um todo, ora tratando-os como "seres invisíveis", outra como "bichos-raros" dignos de pena.

Toda essa situação me deixa um grande pesar. Mais do que uma homenagem de calendário, eles merecem voz e resistência, porquê, se alguém deve à alguém aqui, esse alguém é o Brasil que não soube e não sabe cuidar dos seus filhos indígenas, nem das suas necessidades culturais, ambientais e territoriais.





Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."