terça-feira, 24 de abril de 2018

Serra Pelada, O filme (2013)





Da minha geração, Geração 80, quem nunca ouviu falar da "era de ouro" da Serra Pelada, onde a partir de 1980 foi encontrada uma expressiva jazida de ouro no Pará - Hoje já desativada; atraindo na época vários aventureiros com ou sem experiência em garimpo, vindo de todas as regiões do Brasil?!!! Então, o filme retrata como se deu essa descoberta e como a extração dessa jazida influenciou o povoamento e a atividade socioeconômica em torno da região garimpeira paraense, transformando-a numa zona marginal, violenta e informal, enriquecendo os arrendatários dos lotes garimpeiros à custa do trabalho e das necessidades dos garimpeiros que sonhavam com enriquecer e oportunidades de prosperar socialmente e atender as necessidades das suas famílias. Embora esse fenômeno tenha acontecido décadas atrás, o cenário capitalista brasileira continua voraz e desigual como sempre.

Além disse, o filme também retrata a história de dois amigos vindos de São Paulo em busca do "sonho dourado" e como isso impactou as suas vidas pessoais, incluindo o estremecimento dos laços de amizade entre eles. Os personagens são vividos por grande elenco global: Juliano Cazarré, Wagner Moura e Sophie Charlotte.

Como registro histórico dessa atividade econômica, a extração de minerais nobres, o filme tem essa missão de resgatar e revitalizar a produção cinematográfica nacional, além de pontuar como a Serra Pelada foi um capítulo importante para a economia da Região Norte e o Estado do Pará. Fica à dica.    

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."