quinta-feira, 26 de abril de 2018

Coragem sob fogo, O filme (1996)





Momento cine retro. Talvez, por se tratar da Guerra Civil da Síria ser um assunto bastante discutido atualmente por aqui, estando na pauta no cenário geopolítico, além da tentativa de mediar a paz entre as Coreias (do Sul e do Norte) ou os esforços dos USA em conjunto com a ONU em acabar com a produção de armas atômicas e biológicas, os filmes de guerra estão bem frequentes na programação da madrugada global. Particularmente, eu não aprecio esse gênero de filme, mas..., por desvio profissional e a falta do que fazer, assisti e gostei.

Esse filme / documentário narra a história ocorrida na Guerra do Golfo (1994) que retratou a tentativa das Forças Armadas Americanas em condecorar uma Oficial-Comandante morta em combate, interpretada por Meg Ryan. Para esse fim foi aberta uma investigação militar para apurar os fatos e a partir daí poder prestar a devida homenagem póstuma.

Aberta o procedimento investigativo, outro oficial regiamente condecorado dentro da instituição militar, vivido por Denzel Washington, descobre inconsistências nos relatos da equipe comandada pela oficial. Diante dessa dúvida, o oficial responsável pela investigação, se depara com uma série de restrições e trabalhos burocráticos que dificultam a sua pesquisa e o atrapalham na apuração da verdade. Porém, ele não se deixa intimidar e segue em frente.

Esse drama impactante é muito bem contado e desvenda o que de fato aconteceu com a comandante no exercício da sua força-tarefa. É a revelação do mistério que te deixa ligado ao filme.

Histórias como essas, baseadas em relatos de guerra, nos sugerem como tantas outras histórias de guerras americanas escondem verdades ou não foram contadas como de fato aconteceram para não colocar em xeque os governos americanos e as suas motivações e interesses. Há muita sujeira posta debaixo do tapete imperialista o que por si só fomentam a imaginação ao redor de tantas teorias da conspiração. Além de terem o poder de impactar negativamente a opinião pública americana em apoiar a participação dos seus jovens nem tantos eventos de guerra e de puro terror.   
    

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."