domingo, 28 de janeiro de 2018

Reagindo ao Vídeoclip de Paraíso - Lucas Lucco feat Pabllo Vittar ♫




Esse videoclip é marcado por quebrar dois paradigmas: Primeiro, por motivos óbvios, dando um tiro e um tapa na cara da sociedade brasileira, mais uma vez propondo a inquietante e controversa discussão sobre a questão da homofobia e da igualdade e diversidade de gênero; e, em segundo, estimular que o mercado publicitário e as produtoras de vídeos como também os artistas tenham um maior cuidado com a qualidade dos seus vídeos, investindo em suas produções artísticas.

Tecnicamente, o videoclip é impecável (storyboard, locações escolhidas, fotografia, figurinos e acessórios, transições das cenas, direção), casando com a proposta da música. Sem dúvida alguma, a colaboração entre Lucas Lucco e Pabllo Vittar impactou a todos, sem distinção, seja por sua ideologia ou identidade sexual, pela ousadia e sensualidade do jogo de cena entre os dois artistas.

Quanto a história do videoclip cada interpreta da sua maneira. A minha é a seguinte: Pabllo Vittar e LucasxLucco vieram do futuro, uma dimensão apocalíptica, para nos alertar que a homofobia e a intolerância diante das diferenças, seja quais forem elas, matam e empurram a sociedade feat humanidade para a destruição e o caos social. Em se tratando do aspecto afetivo, o que qualquer pessoa quer é encontrar o amor e alguém que a leve ao "Paraíso", indiscriminadamente. Se há provocações?!!! Há de cunho ideológico e sociocultural (um chute no saco dos racistas, homofóbicos e reacionários) e religioso (satirizando a passagem do Gênesis - O pecado original: Adão & Eva versus Adão & Ivo).

Como a música é do Lucas Lucco, é justo dar créditos à ele por ter tido a coragem, a ousadia e o profissionalismo de contracenar com a principal drag queen nacional do momento, sem pudor e sensualizando de igual para igual. Ele não teria porquê levantar a bandeira LGBTT por ser heterossexual, mas, resolveu se posicionar a favor da causa sem se importar com as consequências desse ato cívico e sociocultural.  

Se ele vai levar pedradas por isso, já está levando, sendo alvo de comentários homofóbicos por supostos críticos e os haters de plantão. Mas, a partir do momento em que ele idealizou o roteiro desse videoclip, juntamente com a Produtora Os Primos, ele sabia os riscos que sofria ao simular um romance e contracenando cenas sensuais e impactantes com Pabllo Vittar - isso porquê nem beijo e nudez explícita houve. Se houvesse, a ala hipócrita tradicional homofóbica tinha parido e dado um grito no céu.

O cantor Lucas Lucco está de parabéns pela iniciativa corajosa e o afronte, pois não é todo cantor que arriscaria a sua credibilidade de macho-alfa assim. Isso só foi possível, porque o cantor é dono de si e muito bem resolvido com a sua sexualidade. Não seria isso que abalaria a sua virilidade feat masculinidade ou colocasse a sua heterossexualidade em risco. Como também, respeitoso ao talento e a sexualidade do seu convidado/colaborador Pabllo Vittar.

Ambos em cena deixaram plasmado nas lentes e no videoclip uma grande química, ao ponto dos fans gays já estarem shippando os cantores e encantados com com a sua postura em relação a comunidade LGBTT, baseada no acolhimento e respeito dado nesse projeto. Só o engrandecendo como ser humano e artista, dando um chute no preconceito.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."