domingo, 21 de janeiro de 2018

Não seja um fã tóxico





Qualquer tipo de fanatismo afeta o senso crítico e a sensatez dos indivíduos, distorcendo a percepção da realidade, seja fazendo você olhar para o outro e o contexto ao seu redor a partir do que é conveniente para você e os seus desejos  ou dos interesses alheios. Se isso já não fosse o bastante, sendo uma arma de manipulação perigosa, também acaba gerando uma dependência emocional em você.

Nesse sentido, o comportamento de alguns fãs e fandoms de acordo aos seus ídolos causam em mim um certo desconforto e indignação, onde os fãs de um modo em geral estão ultrapassando todos os limites da cordura, do respeito e do bom senso. Você como fã não tem o direito de invadir e devassar a intimidade do seu ídolo sem o consentimento dele ou obrigá-lo a estar presente e ser atencioso contigo na hora que você deseja, lembre-se que ele tem a própria vida para desfrutar e gerenciar, ou buscar controlar as suas ações, escolhas e opiniões como se ele devesse algo ou fosse obrigado à satisfazer os seus desejos e carências. 

O fato de você admirá-lo e doar o seu tempo e a sua energia para se engajar em dinâmicas, causas e projetos que o beneficiem, não lhe dá o direito de meter-se na vida dele, mesmo sendo um desejo espontâneo seu. O fanatismo acaba deixando uma relação de admiração, carinho e respeito numa relação tóxica, doentia. O máximo que você pode fazer é opinar o seu ponto de vista de uma forma cordial e civilizada, mesmo se houver discordâncias e diferenças, e sugerir alguma mudança ao invés de fazer imposições e ordens.

Supõe que um fã deveria apoiar, torcer e nutrir bons sentimentos e intenções ao seu ídolo. Como tal, seu comportamento fanático pode sufocá-lo e abalar a harmonia e cumplicidade dessa relação fã-ídolo, gerando uma série de conflitos e frustrações. Não permita que o seu fanatismo e descontrole emocional afastem de você quem é considerado importante e um modelo de inspiração à ser seguido por ti. Policie-se. Admire sem tentar se apoderar de uma vida e um modo de viver que não lhe diz respeito e não está no controle das suas mãos e responsabilidades. Não seja um fanático imprudente, inapropriado, impertinente e desnecessário. Saiba qual é o seu lugar como fã. Respeite o seu ídolo e os limites dessa relação principalmente. Coagir, acossar, forçar, perseguir, sufocar e manipular o seu ídolo jamais. Ajude-o ao invés de prejudicá-lo.  

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."