quarta-feira, 23 de julho de 2008

A SANTA CEIA & OS SIGNOS by Leonardo da Vinci (PARTE II)












CÂNCER É FELIPE

Na Santa Ceia, o rosto do apóstolo Felipe é redondo e seu olhar é suave, traduzindo um encanto por Cristo. Suas mãos estão em formato de concha, para dentro, o que demonstra o retraimento, uma típica atitude canceriana, que cultiva a vida interna, a alma e a sensibilidade.











CAPRICÓRNIO É ANDRÉ

Na figura de André, a posição de suas mãos dá a sensação de que ele quer afastar algo de si. O rosto é de um homem mais velho, cujo semblante é sério e preocupado. Assim é Capricórnio, regido pelo planeta Saturno, uma divindade do tempo na mitologia greco-romana. Simboliza o trabalho, a responsabilidade, a razão, a perseverança e a segurança do plano material.


LIÇÃO DE EQUILÍBRIO

O canceriano precisa ser mais realista e pragmático. O mundo protegido da mãe e da infância é confortável, mas sua insegurança pode deixá-lo para sempre lá. Capricórnio, o símbolo da razão e da autonomia na forma de enfrentar a vida, tem seu ponto fraco justamente na expressão dos seus sentimentos, pois mostrálos significa ficar vulnerável. Mas sua força e equilíbrio vêm disto: do cultivo da intimidade e da confiança no amor.















LEÃO É TIAGO MENOR

A postura deste apóstolo é exuberante e cheia de presença. Tem a região do peito e do coração bem evidenciada e os dois braços abertos. Os leoninos são assim: têm uma natureza calorosa e um grande poder de atração. São expansivos e alegres. Gostam de ter admiradores e estar sempre em evidência.












AQUÁRIO É TIAGO MAIOR

Tiago Maior está bem atento a tudo e suas mãos tocam o ombro de seu companheiro Pedro. O gesto demonstra a necessidade de o aquariano ter amigos. Os nascidos nesse signo têm uma natureza altruísta e visionária e são livres, fraternos. Inimigos da disciplina, podem se perder num mundo sem regras e controle.


LIÇÃO DE EQUILÍBRIO

O grande desafio de um leonino é tentar não ser o centro das atenções em tempo integral. E assim irradiar seu amor e generosidade e compartilhar e doar sua vitalidade aos outros. Aquarianos não abrem mão da liberdade e das idéias arrojadas, mas podem também amargar a solidão por seu radicalismo e suas excentricidades. Intuitivos e visionários, precisam desenvolver a certeza em seus talentos sem medo. A lição é aprender a se valorizar, se expor e desenvolver a autoconfiança.





















VIRGEM É TOMÉ

O semblante de Tomé, nesta pintura, demonstra inquietação e ansiedade. Seu dedo indicador, voltado para cima, mostra a face crítica dos virginianos. Quem é de virgem tem uma personalidade racional e pragmática, sempre em busca de argumentos e provas para crer e entender a vida.












PEIXES É BARTOLOMEU

Com o corpo apoiado na mesa, o olhar de Bartolomeu é fixo e ele parece contemplar tudo com certo distanciamento. Isso representa o poder de imaginação do pisciano e sua capacidade contemplativa. No afresco original é possível perceber que da Vinci pôs em evidência os pés do apóstolo cruzados sob a mesa – na anatomia zodiacal, esse signo rege os pés.


LIÇÃO DE EQUILÍBRIO

Os virginianos se fixam nos detalhes e na análise minuciosa e racional do mundo. Já os piscianos se perdem em sonhos e indefinições. Sua infinita compaixão por tudo e todos pode levá-lo à desesperança e à desilusão. Se puderem aprender a desenvolver as virtudes do signo oposto, estarão mais próximos de uma vida mais harmoniosa.


(Fonte: http://bonsfluidos.abril.com.br/livre/edicoes/0099/09/09_01.shtml)

2 comentários:

Unknown disse...

Estudo teologia e estou a procura de mais índices que falem sobre os apóstolos da santa ceia e que signo cada um deles representam. Poderia ajudar?

Dan... disse...

Carolina, se você quer fundamentar melhor os seus estudos sobre teologia, o certo é você procurar uma biblioteca e fazer buscas online nas bibliotecas virtuais dos sites das universidades.

Mas, se você buscar no Google sobre esse tema,você vai encontrar sites esotéricos e de astrologia que façam essa análise.

Como já faz algum tempo que eu escrevi esse post, não me lembro quais os sites que eu pesquisei, mas, a ordem dos signos do zodíaco corresponde a posição dos apóstolos na mesa da Santa Ceia - da direita para a esquerda, segundo Da Vinci.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."