terça-feira, 11 de dezembro de 2018

É trampolim ou âncora?!!!





É pra frente que se anda ou, pelo menos, é o que rege o dito popular. Entonces, você andou ou ficou ancorado no passado?!!! De um jeito ou de outro, independente da forma (im)produtiva com que você se relaciona com ele, cada um de nós mantém algum vínculo com o passado. Vejamos: Você continua o mesmo de alguns tempos atrás?!!! Você faria ou não algo diferente do que foi feito anteriormente?!!! O passado te define ou você já o superou e se tornou uma nova pessoa?!!! Tantos questionamentos, né?!!! Mas, apenas você saberá respondê-los ao certo. 

A maneira como você valoriza e se relaciona com o seu passado faz toda e completa diferença para definir quem é você hoje. Se ele for o seu aliado, será o trampolim que te joga para cima e te empurra para frente, para construir uma nova etapa, ou, se ele for o seu inimigo, será a âncora que te deixa aprisionado no tempo e no espaço e não te deixa evoluir. Aliado ou Inimigo?!!! Trampolim ou Âncora?!!!

Quando você pensa em passado, automaticamente você faz um inventário dos seus acertos e erros - Somos "programados" para sermos perfeitos e infalíveis diante à expectativa social que sobrecai em nossas costas; tendo que lidar como eles influenciam o seu presente e posteriormente influenciarão o seu futuro. No tocante aos erros, falhas, equívocos e afins, a tendência do ser humano é senti-los  com uma forte carga de tensão e preocupação, porquê definitivamente podem definir quem somos e a nossa trajetória de vida. De que maneira você lida com eles?!!! Qual é o peso deles para determinar a sua vida atual?!!! 

Se você não se tornou refém do seu passado e nem tão pouco estabelece uma relação tóxica e destrutiva com ele, tudo indica que você aprendeu a lidar bem com os seus erros, até mesmo se perdoado em tê-los cometidos, logo você tem a sabedoria e a inteligência necessária para encará-los como lições de vida - momentos importantes de aprendizagem (positivos ou não) que teríamos que enfrentar para sermos pessoas melhores. Repeti-los está fora de cogitação, caso contrário, o que deveria ser uma aprendizagem de libertação e evolução, se tornará em clausura e retrocesso. 

Supondo que o passado lhe condena e você não é mais aquele de outrora e possa ter se transformado num indivíduo melhor, é justo continuar pagando o auto preço desse estigma de "condenado" sem a possibilidade de regeneração e arrependimento sincero?!!! Até quando o passado continuará te definindo e tendo o poder de interferir negativamente nos teus dias atuais, servindo de pedra para ser tacada no seu telhado em qualquer momento?!!! Você deixou o seu passado ficar onde deve estar (NO PASSADO)?!!!

Afinal qual é a importância e o peso do seu passado para a sua vida atual?!!! Pensando em mim:


Por pior que tenham sido as minhas escolhas e as minhas atitudes equivocadas (que não foram tão devastadoras assim), elas não me definem mais, porquê, aquele Dan não existe mais, mudou (pelo menos, acredito que sim), embora eu ainda tenha que me responsabilizar pelas consequências dos meus erros. Não sofro, não super valorizo o que ou quem não tem tanto peso e valor assim. Porém, é inevitável apagá-lo ou ignorá-lo, porquê também construiu parte de quem eu sou hoje. 

O que eu faço é estabelecer uma relação sensata com ele, buscando que os seus reflexos mais me favoreça do que me atrapalhe. Aprendi bastante com ele para não insistir e/repetir um erro que não me favoreça, para não me tornar um eterno escravo das falhas que eu cometi. Quem nunca fez alguma bobagem na vida?!!! Se não der para reverter a situação, pelo menos tenha a hombridade para reconhecê-la. 






O meu olhar está logo ali, no futuro. 

Das lembranças boas, as que me interessam, deixo sê-las abraçadas pela saudade. 

Já o meu coração, quando está muito teimoso, eu o entrego na mão do tempo para colocá-lo pleno e no seu devido lugar: 

No momento, ele está batendo tranquilo e sem arritmia cardíaca ou infartos.  
        




Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."