terça-feira, 12 de janeiro de 2010

Códigos Masculinos (I)


JustificarO universo masculino é regido por códigos muitos próprios, geralmente associados a sua superioridade e permissividade em relação à mulher: O homem pode tudo, enquanto a mulher não pode nada. Esse conceito machista perpetuou durante séculos, sobretudo com a exaltação da sociedade patriarcal. Porém, com o ingresso da mulher no mercado de trabalho e com o "bum" do movimento feminista (tal movimento não se resume apenas a notoriedade lésbica, como algumas militantes gostam de exaltar e gritar palavras de ordem), a luta massiva contra o machismo vem acontecendo gradativamente, embora, ele ainda esteja bastante arraigado na nossa cultura.

Mesmo frente ao machismo, muitas vezes, expressos em comportamentos que beiram absurdos, sobretudo no âmbito sexual, nós homens, não podemos fechar os nossos olhos diante a notoriedade feminina no mercado de trabalho, ocupando cargos de destaques, antes privilégios apenas masculinos, mesmo que ainda o piso salarial ainda seja desigual e em detrimento delas. O mercado de trabalho hoje é feminino (elas estão em grande maioria atuando em diferentes frentes trabalhistas e, em muitas famílias, elas passaram a sustentar a casa, tornando-se o "chefe da família, da casa".

Tempos modernos, tempos modernos. Nada contra a evolução feminina no mercado de trabalho, apesar de, teoricamente, pretende-se pregar por aí uma igualdade para todos - bem sabemos que não. Ainda falta muito para elas conquistarem a igualdade que merecem ter como cidadãs.

E por ter esse lugar de destaque na sociedade, entre padrões seculares e arcaícos, o homem adquiriu alguns "privilégios" em relação à mulher, pois isso vem dando força a sua virilidade e as suas "necessidades fisiológicas" (como se a mulher também não tivessem as suas e a liberdade sexual fosse apenas permitida ao caçador troglodita, o machão "comedor") e justificando os seus códigos masculinos.

Absurdo ou não, ainda hoje isso acontece e, por incrível que pareça, ainda existem mulheres que se submetem a vontade do homem, propagando tal machismo. É o preço que se paga para se abrir a boca e dizer para as amigas: "O meu homem". Isso sem falar de que elas abrem mão de si mesmas, anulando-se e degradando-se em função deles.

Lenda?!!! Naturalmente que não. Conheço várias que se perderam de si mesmas por causa deles, dos seus "amores", e submetem-se ao seu júdice e dependência subjetiva e financeira, seja para não ficar no "caritó" (titia, solteirona, avulsa, mau amada, encalhada,...) ou para não enfrentar a solidão - apesar de preferirem a solidão a 2, do que sair de um relacionamento TITANIC.

Não estou aqui para julgá-las ou depreciá-las, mas, mulherada, acorda!!! rs...

E os códigos vão se perpetuando ao decorrer do tempo...

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."