Analisar os conflitos no Oriente Médio envolvem muitas camadas. Portanto, limitar a causa desses conflitos e rivalidade, ataques terroristas e guerras à partir da intolerância religiosa entre judeus e mulçumanos é simplificar esse contexto, onde também envolve ganância imperialista, interesses armamentistas, ideologia política, disputas territorialistas, posse de recursos minerais e cultura do ódio. Séculos de conflitos não acabaria apenas com um cessar-fogo ou uma reunião extraordinária da ONU.
Enquanto as partes envolvidas, não estiverem dispostas à dialogar em prol da paz e resolver esse conflito estrutural, os civis da Palestina e de Israel continuam no meio do fogo cruzado e reféns da Guerra. Os inocentes são os que mais sofrem e são manipulados de acordo com a narrativa contada, seja pelo lado palestino ou pelo lado israelense - cada lado tem a sua justificativa.
Que se dane as ideologias, o que me interessa são atitudes, principalmente em prol da vida e em respeito aos direitos e integridade física dos civis - estes acabam pagando o pato por ser governantes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário