segunda-feira, 8 de outubro de 2018

Após a apuração do 1º turno para os Presidenciáveis








Após a apuração dos votos presidenciais, eu fiquei duplamente impactado: Primeiro, com os números alcançados por Bolsonaro (Aproximadamente, 46,09%), quase sendo eleito no 1º turno e, segundo, qual dos dois lados eu irei apoiar, se nenhum dos dois candidatos representa as minhas aspirações e intenções de volto para o país, pois ambos estão longe de serem e terem personalidades políticas passíveis da minha admiração e não possem um projeto de governo contundente e efetivo para impulsionar o Brasil na retomada de crescimento e superar o contexto caótico em que nos encontramos. 

Se isso não fosse o bastante, também me deixou profundamente preocupado qual seria o perfil do eleitor que se identifica e apoia a ideologia tradicionalista do retrocesso, baseada no radicalismo político e partidário, no fascismo e no conservadorismo. do Bolsonaro, deixando em evidência nas urnas o caos ético e moral que o eleitorado se encontra, à medida que compactuam com ideais preconceituosos, repressoras e abomináveis que atacam a dignidade humana, a liberdade de expressão, a manutenção da democracia e a cidadania, além de coagir as minorias, tais como: racismo, misoginia, xenofobia, homofobia, segregação, enfim, qualquer manifestação de preconceito e de aversão às diferenças.

Diante do que já foi apurado nas urnas, a democracia brasileira está em risco concreto, podendo ser esmagada perante ao discurso de ódio e da violência, já sendo constatado nas ruas, à ideologia radical e conservadora do líder na corrida presidencial e ao rechaço e a desilusão ao Partido dos Trabalhadores (PT).  

Esse resultado estarrecedor também coloca em xeque a maneira como iremos olhar e considerar o perfil do povo brasileiro, pois, se antes, éramos vistos como um povo generoso, acolhedor, pacífico e simpático, agora, é preciso considerar o nosso lado mais obscuro, o estado que a política nos transformou: intolerantes, preconceituosos, intransigentes, ignorantes políticos, truculentos e divididos. Espero que não sejamos assim em nossa maioria ou totalidade, caso contrário, o que será desse país?!!! Aquela máxima que dizia que o melhor que o Brasil tem é o seu povo, nessas eleições, creio que essa concepção caiu por terra.

Qual caminho tomar se, de um lado, nos deparamos com uma tendência fascista e reacionária, que defende a força. a coerção e o medo como ação gestora, cheiinho de golpe militar no ar, e, do outro, uma tendência corrupta, desconfiável e rechaçada, querendo ressuscitar o morto (Lula) num contexto de descrença contra a sua idoneidade política, ética e moral. No final, diante de um panorama tão desalentador, qual dessas duas tendências será menos traumática para o Brasil?!!! O que o nosso futuro político nos reserva após o 2º tuno?!!! Seja qual for a escolha, não vejo com grande otimismo, principalmente porquê o Brasil deixou escapar uma terceira alternativa de voto que reunia condições de unificar a nação brasileira e resguardar à nossa democracia.           

Queria ser mais otimista quanto ao nosso futuro, mas, só consigo ver uma obscura indefinição, caos social e sucessivas crises. Pois é, meus caros compatriotas, apertem os cintos, porquê o próximo ciclo político será um voo caótico e repleto de turbulências, independente de quem saia vencedor nas Eleições 2018. A situação está pior do que eu poderia imaginar e da maneira como o eleitor brasileiro está se comportando, está mais fácil para o Bolsonaro se eleger do que o Haddad, onde o #EleNÃO está se convertendo em #EleSIM. Será que o Brasil resistirá?!!! Se não fizer agora, terá muitos motivos para resistir depois. Definitivamente. nós NÃO precisamos de uma versão tupiniquim do Trump para nos dirigir.           

2 comentários:

Anônimo disse...

Quem nos dera ter uma versão do trump, afinal, ele está sendo um dos melhores presidentes, fato este, incontestável... Uma coisa é certa, bolsonaro será eleito e, mal posso esperar pra ele calar a boca desses esquerdistas. O Brasil tem potencial p ser um dos melhores países do mundo, mas no caos que vivemos, é necessário um líder que não tenha medo de usar o poder e o rigor da lei contra aqueles que nos envergonham enquanto nação, chega de bandido de estimação, chega de corruptos usurpando e usufruindo do nosso dinheiro, enquanto quê, o pobre morre a míngua graças aos rombos milionários deixado por monstro sem coração, em particular aqueles da mais facção criminosa da história, chamada PT!

Dan... disse...

Então, Bolsonaro conseguiu a sua proeza de se eleger, agora, como eleito de fato e de direito, demonstre ao povo brasileiro se é competente o suficiente para promover as transformações que o Brasil tanto precisa e que não seja apenas a ilusão de um "salvador da pátria" e a versão "caricata" e "tupiniquim" do Trump - quanto a ele ser o melhor presidente dos USA, Seriously?!!! I'm so sorry, but I don't agree with you and respect your politic vision.

Segue o baile!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."