segunda-feira, 1 de novembro de 2010

Os números do 2º turno - 56,05 % Dilma Rousseff



Analisando os números oficiais do 2º turno, algumas constatações já eram prontamente esperadas, de acordo com a atual conjuntura do cenário político nacional e adesão e satisfação popular (da maior parte dos brasileiros, sobretudo aqueles que se sentem contemplados pelos programas sociais petistas) ao Governo Lula, e outras surpresas nesse segundo turno.


As Constatações


Não é novidade alguma, que em se tratando de Norte e Nordeste, daria o vermelho. Os principais e mais populosos estados nortistas, o Pará (53,20%) e o Amazonas (80,57%) , e o Nordeste em peso, deram o seu apoio à Dilma. Para vocês terem idéia, só no Ceará, foram 77,35% de apoio, demonstrando o mais completo desprestígio do tucanado cearense.

Em se tratando de Sudeste, especificamente em São Paulo (54,05%), seria natural que o Serra levasse vantagem, considerando-se que é o seu estado, onde atuou com ex-governador, e co seu maior colégio eleitoral. Porém, a diferença não foi tanta assim, apenas com menos de 10% dos votos. E, no Rio de Janeiro (60,48%), também não seria novidade o seu apoio à Dilma, já que a militância de esquerda carioca é muito atuante.



As Surpresas


Ainda em se tratando de Sudeste, eu nunca imaginei que a maioria do Sudeste fosse apoiar à Dilma, sobretudo Minas Gerais (58,45%), onde os tucanos tem fortes representantes por lá. Dessa vez, o força e a tradição do colégio eleitoral paulista não fez a diferença, não conseguindo conter com a maré vermelha.

Outra grande surpresa, aconteceu nas regiões Sul e Centro-Oeste do país. Ambas atucanaram geral. Por exemplo, no Rio Grande do Sul (50, 94%), durante muitas décadas sob o governo petista e a credibilidade de Tarso Genro (dispensa apresentações na política, Ex-governador, Ex-ministro da Educação, Atual governador), por uma pequena margem de diferença, menos de 2%, deram a vitória ao Serra. Já na região do cerrado central, apenas o (52,81%) e Distrito Federal e o Tocantins (58,88%) votaram vermelho.


No mais, eu acreditava na possibilidade da Dilma não se eleger, sobretudo, por causa da sua apatia no decorrer da campanhia eleitoral e o Serra veio com todo o gaz para a disputa do segundo turno. Porém, é preciso ser considerado a sua pouca expressividade políticas junto ao eleitorado, apesar de ter feito bons gerenciamentos em frente a prefeitura e o governo paulista e também como Ministro da Saúde no Governo do FHC. Enfim, o povo elegeu, agora, vamos torcer e fiscalizar para que A PRESIDENTA faça um bom governo em prol de todos nós.

2 comentários:

jR disse...

Amigo,

Pior que o Serra, só se o capeta viesse das trevas e sentasse no trono presidencial, no palácio das alvoradas... kkkkkkkkkkkkkkkkkk

As urnas proclamaram o reflexo da esperança das camadas mais pobres. Quem sabe então o PSDB agora trabalhe pela distribuição de renda... Pq só quem tem dinheiro é que vota neles. Entao a solução é distribuir a renda, exterminando a classe pobre desse país... kkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Confesso que fiquei com PENA do Serra... E quando falo em "pena", estou me referindo ao pior sentimento que podemos ter por uma pessoa.

Tadinho...

Quem sabe daqui a quatro anos ne? quando está com 72 anos. kkkkkkkkkkkkkk (NAZA)

Dan... disse...

Ai amigo, que humor negro!!! Diria até que diabólico.

kkkkkkkkkkkkkkkkk
(Nazaré)

Mas, o fato é: Ele tem uma péssima imagem no Norte e Nordeste (Poucos acreditam que ele olharia por nós, povo nordestino) e o PSDB, em alguns estados, está enfrentando um grande desgaste no cenário político, pelo menos, aqui no Ceará, os tucanos cairam no completo descrédito. Derrocada do tucanado cearense, sim!!!

Mas, não quero soltar rojão antes da hora... Daqui a 4 anos vamos ter a plena certeza se a Dilma foi ou não a melhor opção para à Presidência.

Porém, é inegável, que o Governo Lula deixou o seu legado social e prestígio no cenário internacional, pois, para um metalúrgico, sem instrução, pobre e nordestino, ele fez história. Olha que eu nem votei nele para a reeleição!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."