sábado, 22 de dezembro de 2007

Diferentes formas de se viver em Sociedade


2007 está chegando ao fim... E ter vivido nessa montanha russa ímpar, alternando entre altos e baixos, colocou-me cara a cara com a vida em si, tão soberana e tão efêmera ao mesmo tempo, e as suas diferentes formas de se viver em sociedade. Cada um vive da forma como acha que deve ser, até aí, tudo bem. Porém, eu não me senti obrigado a seguir um padrão que não fosse o meu e, muito menos, que não tivesse haver com os princípios e os valores que eu aprendi na minha casa e no meu convívio social. Não venha me forçar a aceitar condutas esdrúxulas, mediocres e mesquinhas, porque, não fazem o meu estilo.


Viver com as diferenças é difícil sim, mas, no mínimo, enriquecedor... Mas, cada diferença nos serve para nos mostrar qual caminho a seguir e selecionar tudo aquilo que se aproxima de nós mesmos. Aprender também requer se chocar com o seu oposto. Mas, nenhum choque, conseguiu abalar as minhas estruturas, apenas reforçou tudo aquilo que não quero pra mim, por exemplo, viver em torno do dinheiro como se eu fosse um carrerista manipulador e reduzir as minhas relações interpessoais às simples e funestas relações de troca, no velho jeito provinciano do "toma lá, dá cá".


O que eu aprendi nesse ano foi: Eu posso ser eu mesmo, em qualquer lugar aonde eu esteja, sem precisar de "títulos" acadêmicos ou me submeter e compactuar com os jogos de cena e os seus embustes, porque, mais cedo ou mais tarde, as máscaras caem. Aonde estará a sua credibilidade?!!! Cabe a você encontrar sua forma de viver, seja, sendo o mais sincero possível (tendo o preço a pagar, porque ser autêntico é para poucos - de fato, conheço pouquíssimos) ou utilizando artifícios de sobrevivência pouco recomendáveis, que beiram o mau caráter (mentiras, manipulações, falsidades, discursos contraditórios, oportunismo). Será que os fins justificam os meios?!!! Ou os meios justificam os fins?!!! Se faltar ética, procedimentos e boa índole, pra mim, nada adianta, porque, eu não vou vender a minha alma ao diabo para ascender socialmente. Até mesmo porquê, a minha busca é outra: Começa com A e termina com R...


Você pode viver sem querer prejudicar o próximo e sem querer se apoderar da vida do outro. Só pessoas inseguras, mediocres e oportunistas querem brincar de "donos do mundo" e se beneficiar de trocas de favores ou chantagens - por serem incapazes de lutar por seus próprios méritos e terem os pecados capitais da soberba, inveja e ira em latência. Hitler foi um desses, que depois de um tempo, sucumbiu a sua própria ganância e megalomania. Abaixo aos "Hitlers da vida", por favor!!!


Mas, resumidamente, 2007 deixou um gostinho de quero mais, uma vontade de ir adiante as missões que deram certo e estão encaminhadas... O que deu errado, errou, mas, nem por isso deixou de ter o seu valor: me dar a oportunidade de aprender com as experiências não tão agradáveis, afastar da minha vida pessoas mascaradas e me deixar infinitamente mais forte. Enfim, as decepções não matam, mas ensinam a viver... All right!!!


Posso dizer, que nesse ano, vivendo da minha forma, não joguei os meus princípios na lama e nem pulverizei a minha essência. Bom ou mal, acertando ou errando, fui eu mesmo e termino esses 365 dias do ano, com a plena consciência de que fiz o meu melhor, pelo menos por esse instante, e estando tranquilo pelo ser mortal que eu fui. Perfeito?!!! Jamais... Se fosse perfeitinho, não seria eu. Mas, não cometi grandes pecados, crimes e heresias.


Então, que cada um encontre a sua forma de viver em sociedade e de se relacionar com o outro, pois, não existem fórmulas prontas ou comerciáveis. Você precisa encontrar o seu próprio caminho, sendo flexível perante as diferenças e dificuldades que a vida lhe proporcinará e, veja bem, reflita: Será que você quer ser um "Hitler da vida"?!!! Será que vale a pena você aprisionar a sua alma e ser uma pessoa infeliz, amarga e frustrada por querer ser alguém rígido, metódico, inacessível, gélido e esquisito?!!! Pense, a escolha é sua.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."