domingo, 25 de maio de 2025

O Português do Brasil x O Português de Portugal

 



E por falar na Língua Portuguesa... É inevitável que durante os séculos (desde 1500) a língua portuguesa não tenha sido influenciada e sofrido algumas mudanças por nossa brasilidade em seus diferentes aspectos, principalmente por nossa miscigenação étnica e cultural, dando uma abrasileirada no uso do Português (falado e escrito) no Brasil. Um fato incontestável e visível percebido na prática como o Português é utilizado em ambos os países, apesar da raíz do idioma ser a mesma, há diferenças significativas. Como brasileiro, não abro mão do meu gerundio

No meio acadêmico e linguístico já se discute a possibilidade do Português utilizado no Brasil assumir um novo termo/rótulo/nomenclatura como idioma, transformando-se como "Brasileiro". O IDIOMA BRASILEIRO ser considerando e adotado legalmente como o tal, o Idioma Oficial do Brasil (como uma variação da Língua Portuguesa), não depende da comunidade linguística, nem da autorização e reconhecimento de Portugal, mas, meramente de uma questão política. Basta apenas o Governo Brasileiro em gestão, deliberar essa adoção de título de maneira formal e legítima para entrar em vigor essa mudança de idioma - no caso o termo utilizado.

Vamos supor que o "BRASILEIRO" se tornar o nosso idioma oficial, essencialmente não deixará de ser o Português, mas, abrasileirado. E, no meu ponto de vista, distanciaria muito mais Brasil de Portugal, pois o idioma é ainda o único vínculo concreto que nas mantem unidos, porquê essa amizade entre Brasil e Portugal, na prática e cotidiano, é muito mais de uma questão diplomática do que uma forte irmandade entre os países. 

Apesar do espanhol e da rivalidade esportiva entre Brasil x Argentina, principalmente no Futebol, os argentinos são muito mais nossos "hermanos" do os próprio portugueses. Claro que não é uma regra geral, mas, a impressão que nos dá e nem se trata de sermos países fronteiriços.

Na questão linguística e cultural, adotar oficialmente o "Idioma Brasileiro" como nosso idioma oficial não impactará a vida do brasileiro e nem tão pouco aproximará os portugueses dos brasileiros, o que poderia fomentar ainda mais o racismo e a xenofobia contra nós, brasileiros, ainda mais fortalecida devido o boom emigratório de brasileiros para Portugal, pela covardia de não enfrentar a bipolarização política no Brasil e ser linguisticamente limitado e acomodado em não dominar um segundo idioma, seja o espanhol ou o inglês ou outro qualquer.

Enfim, adotar o brasileiro como idioma oficial do Brasil é apenas uma questão de tempo, porquê essa possibilidade é real e já está sendo discutida em outras bolhas, dentro e fora da internet e redes sociais. Pra mim, mais do que necessidade de autoafirmação como brasileiro, seria apenas um fato curioso e nada além disso. 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."