Já algumas semanas essa batalha de memes entre Brasil e Portugal vem sendo estabelecida e travada na Internet e Redes Sociais. O que deveria ser uma grande zoação, curtição, uma piada para sacanear os portugueses, visando nada mais do que estabelecer boas risadas e até uma interação entre os dois países, apenas evidencia como a relação entre Brasil e Portugal continua frágil e distante, não apenas territorialmente, mas também abrindo velhas feridas históricas da Época da Colonização e Imperial ainda continuam sangrando.
As inúmeras atrocidades que Portugal cometeu no Brasil a partir da sua INVASÃO COLONIAL, através do Genocídio dos Povos Indígenas, da Escravidão do Povo Africano e seu tráfico, sendo trazidos à força, violentados, subjugados e humilhados nos Navios Negreiros para o Brasil como se fossem coisas, da Gestão Política incompetente e desastrosa em seus Governos, roubando, traficando e explorando as nossas riquezas naturais em diferentes Eras Econômicas em benefício próprio, a presença da Corrupção e suas diferentes variantes nas Instituições Luso-Brasileiras, da sua Responsabilidade por fomentar as nossas mazelas sociais e além de outros diversos aspectos que jamais serão esquecidas e sempre serão a herança histórica que eles propagaram por aqui. E nem adianta os portugueses quererem lavar as suas mãos ou eximirem de suas responsabilidades e participação ativa na Formação do Brasil no passado.
Por falta de bom humor, laços frágeis de afetividade e sociabilidade e recalque, Portugal não sabe lidar como a nossa picardia e irreverência, principalmente quando eles são a piada da vez como se eles também não fizessem o mesmo com o Brasil. É notório que há ainda uma parcela deles não tem inteligência emocional e fair play para lidar com o nosso jeitinho de ser, perdendo as estribeiras com facilidade e sempre apelando quando na ausência de justificativas, deixam vir à tona o que eles tem de pior: racismo, xenofobia e baixa tolerância ao Brasil e aos Brasileiros.
Isso nunca foi novidade nenhuma para nós. Historicamente, eles sempre nos trataram assim, com profundo desdém e recalque, amparados geograficamente por estarem localizados geograficamente na Europa: E daí?!!! Qual é a relevância deles por lá mesmo?!!! Nem mesmo em suas ex-colônias, eles conseguiram permanecer queridos, presentes e relevantes. Para nós, essa Visão Eurocentrista de Mundo já está mofada, arcaica e a expressão máxima da cafonice.
O fato é que o Brasil durante décadas não consome nada vindo culturalmente de Portugal e nem dos outros países que falam o português, nem se trata de soberba ou distância geográfica (com a globalização e o advento da Internet essa justificativa cai por terra), mas, porquê não existem laços afetivos e relações culturais que alimentem essa irmandade e nos aproximem. Falar a língua portuguesa e suas variações linguísticas e gramaticais não é suficiente para estabelecer laços de amizade, embora, diplomaticamente, o Estado Brasileiro se dá bem com todos os demais países que compartilham o uso da Língua Portuguesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário