Quando o UNHCR (ou ACNUR) foi criada pela ONU em 1950, durante à Segunda Guerra Mundial, para amparar os refugiados de guerra, seu principal intuito era protegê-los e apoiá-los em diferentes partes do mundo. O seu intuito e sua luta é oferecer aos refugiados:
- Sobrevivência e garantir sua integridade física, psicológica e moral;
- Proteção e Saúde;
- Soluções duradouras como repatriação, integração e/ou reassentamento;
- Buscar e garantir os seus direitos humanos e cidadania.
Considerando justamente promover um futuro digno à pessoas nestas condições, que foram forçadas à deixarem suas casas, comunidades, trabalhos e famílias mediante aos conflitos de guerras, perseguições políticas, violência e/ou desastres ambientais.
As Principais Preocupações e Diretrizes do UNHCR/ANCUR
PROTEÇÃO
Garantir a proteção dos refugiados (aonde quer que eles se encontrem), oferecendo apoio legal e assistência humanitária.
SOLUÇÕES DURADOURAS
Atender as necessidades de deslocamento dos refugiados, incluindo repatriação para seus países de origem, integração nos países onde se encontram ou reassentamento em um terceiro país.
MOBILIZAÇÃO DE APOIO
O UNHCR/ACNUR depende do apoio e generosidade da comunidade internacional, incluindo governos, organizações não-governamentais e pessoas individuais (civis), para financiar suas atividades e garantir que suas operações possam continuar a atender às necessidades dos refugiados que precisam de proteção.
APOIO EM SITUAÇÕES DE EMERGÊNCIA
O UNHCR/ACNUR está preparado para atuar em situações de emergências humanitárias em todo o mundo, mobilizando recursos e especialistas para garantir que os refugiados deslocados recebam assistência imediata.
DIVULGAÇÃO E SENSIBILIZAÇÃO
O UNHCR/ACNUR também promove um trabalho de conscientização sobre a situação dos refugiados (deslocados ou não), buscando apoio para suas ações e incentivando a solidariedade e a compreensão entre os povos.
Mais informações sobre os dados oficiais e atividades desempenhadas ao Trabalho Solidário e Humanitário desenvolvido pelo UNHCR/ANCUR junto aos refugiados, acessar:
https://www.unhcr.org https://www.unhcr.org
https://www.acnur.org/br/ (Atuação no Brasil)
Nenhum comentário:
Postar um comentário