... Só seria POR AMOR.
Há quem faça do casamento um motivo para viver como se fosse um projeto de vida ou uma oportunidade de ascender socialmente e sobreviver as carências e adversidades econômicas da vida ou uma farsa social ou um grande negócio.
Para mim, nunca foi uma tábua de salvação ou um fim em si mesmo. Por isso, mesmo casei com a minha solidão e nos damos muito bem, diga-se de passagem. Vivo numa eterna "lua de mel" com o meu estado civil e muito bem resolvido, graças à Deus. Sofria mais quando ansiava viver um grande amor - daquele jeito que eu sempre idealizei. Me libertei dessas algemas, desse modelo que existe tal e qual nos meus pensamentos. Desapego, lembra?!!!
Sinceramente, por mais que eu tenha buscado viver um grande amor, o casamento nunca foi o estágio final dessa busca - nunca quis. Se fosse para subir ao altar e dizer "SIM" (embora, tenha surgido essa possibilidade no meu caminho), eu só casaria se fosse por amor e nenhum motivo mais, porquê os outros motivos nunca foram motivos para mim.
Então, faltou amor?!!! Talvez, mas, nem se eu tivesse vivido "aquele amor", também não teria me convencido à. Essa paura, essa necessidade não está em mim. Nada contra ao casamento ou um acordo nupcial ou um contrato assinado ou o amor dos casais - faço muitos votos que sejam extremamente felizes e tenham um "Happy End" - sinceramente e sem inveja nenhuma.
O casamento nunca foi meu sonho de criança ou de adolescente ou de jovem adulto. Por isso, segui à risca não me casando (e, muito menos, ainda será) e na boa, nunca foi um ponto de conflito para mim e nem me amargou. Apesar de não ter um, eu acredito no amor - embora, dê trabalho e seja uma construção diária.
Amar e manter a chama acesa, dentro de um universo de reciprocidade, requer entrega, combinados, renuncias e trabalho. E, se for dentro de um casamento, exige ainda muito mais. Por isso, se já é complexo manter um casamento com amor, porquê são muitas variáveis envolvidas, sem amor deve ser mais complicado e algo insustentável de levar à diante - pelo menos, para mim e a importância que eu considero a presença do amor nisso tudo.
Nenhum comentário:
Postar um comentário