terça-feira, 11 de maio de 2021

Pantera Negra, O filme

 


 

 

Já fazia um tempinho que eu queria assistir esse filme, mas, eu estava com um pouco de receio em assisti-lo e de me deparar apenas com aspectos de militância, o que por si só já seria uma armadilha e poder gerar uma certa antipatia daqueles que não fazem parte do Movimento Negro. Todavia, me surpreendi positivamente. Primeiramente, amei a estética do filme (cenários, figurinos, fotografia), além do elenco escalado, representado por grandes atores da nova e antiga gerações. Segundamente, a coragem, a ousadia e a importância de retratar uma história de super-heróis no cinema, obrigado pelo projeto, Marvel, com o olhar voltado para a África, ressaltando não apenas os aspectos sociais e as referências culturais dos povos africanos, mas também, tratando e exaltando a identidade negra com respeito, glamour e protagonismo, fugindo e não se limitando aos estereótipos que imputam aos negros como sendo sempre uma raça socialmente marginalizada e vitimizada pelo preconceito e as desigualdades sociais - aspectos que não dão para fechar os olhos e fingir que não existem até hoje.

O filme também traz mensagens pertinentes e atuais no que implica: a importância da ciência e da tecnologia para o desenvolvimento das nações, lutando contra as desigualdades sociais e seus percalços; a necessidade de inclusão e união dos povos, independente das suas raças e economias, visando a perpetuação da humanidade, preservação do Planeta Terra e pacificação entre as nações.

Enfim, a disputa pelo trono de Wakanda e em ser o líder dos Panteras Negras tem o seu valor não apenas lúdico para entreter, mas, também social para refletir. Super indico.

      

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."