sábado, 27 de fevereiro de 2016

Mentira & Omissão, aparentemente iguais porém diferentes.





Há quem considere a mentira e a omissão como a mesma coisa, partes de um mesmo engano. Eu considero que são diferentes no que diz respeito as reais intenções de quem oculta a verdade. Quem mente, deforma a realidade em conveniência própria e faz uso do seu tempo, da sua energia e criatividade para manter uma mentira como verdade. Já quem omite, apenas mantém a verdade oculta, em segredo, sem precisar falseá-la.

Embora, a omissão também traz consequências graves para quem omite uma verdade, existe um atenuante fundamental: Todo mundo tem o direito de manter seus segredos e mistérios, sobretudo se houver motivos pessoais para se calar. Calar a verdade é uma coisa, deformá-la é diferente e completamente desonesta.

Quando se trata de um segredo alheio, revelá-lo só compete ao dono(a) dele e ninguém mais. Para terceiros, apenas resta respeitar o segredo do outro, primeiro, por prudência, para não converter uma informação em mera fofoca e, segundo, por respeito, para não defraudar a confiança depositada em você.

Todavia, nada substitui a verdade, por pior que ela seja. A verdade liberta e libera de qualquer prisão que uma teia de mentiras poderá proporcionar. Uma mentira sempre pede outra para mantê-la, tornando-se um ciclo vicioso e ao ponto de não poder ser mais sustentada. Os mitônomos de plantão que o digam!!!

Ambas as ações, seja mentir ou omitir, são igualmente graves porquê ao ocultar a verdade, por melhor que seja a intenção (de boas intenções o inferno está cheio), podem gerar danos e prejudicar segundos, terceiros e quartos, como também a si próprio. Quem não deve, não tem porquê ocultar a realidade tal e qual.    

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."