segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Não é que eu esteja frágil hoje...




Os anos vão se passando e vai surgindo em mim a sensação de que o meu tempo está se esgotando: Oportunidades que poderiam estar sendo vividas agora ou de algum tempo atrás não muito remoto e nem distante, inerentes do presente, de repente podem não acontecer mais na frente. Cada época tem a sua etapa, o seu acontecimento específico e, ..., tem algumas situações que eu ainda não vivi - talvez, não da forma como eu gostaria de tê-las e vivê-las. Essa sensação é tão angustiante!!! Ora vem, ora vai, às vezes com muita intensidade, outras essa tensão se dissipa. 

Talvez seja um desejo de experimentar outras sensações que eu ainda não senti, diferenciando de tudo o que já foi vivido até então. Outros gostos, outros sentidos, outras perspectivas. Eu acho que eu estou precisando ser feliz, voltar a experimentar e saborear as pequenas felicidades do dia-a-dia, aquelas que a gente não percebe ou deixa passar porquê estamos preocupados de mais com a mega-felicidade, tal e qual idealizamos. 

Se eu estou sentindo saudades do que eu ainda não vivi (das sensações que eu não senti, das emoções que eu não desfrutei, dos planos que eu ainda não realizei, ...), em parte eu tenho a tranquilidade de reconhecer que nem tudo depende da minha vontade e da minha ação. Não dá para ter tudo e nem abraçar o mundo todo de uma vez. Quem sabe, partes dele. Eu sei até  onde eu deixei de fazer, do passo que não foi dado, da falta de vontade de realizar, das vezes em que eu me acomodei. Tem momentos em que a gente prefere ficar na zona de conforto, mas também, nem em todas as guerras e batalhas saímos vencedores. Faz parte da vida ganhar e perder. 

O que eu deixei de fazer é o que menos importa nesse instante, porquê se fosse o caso, é só fazer o que deixou de ser feito. Porém, e o que não depende da gente?!!! Isso sim, é um desfalque e um atraso de tempo, de vida e de realizações. Como realizar algum projeto se não depende da nossa vontade?!!! Depender de outra pessoa, independente de qualquer situação que seja, é sempre um risco, uma frustração, uma não realização.

Quem disse que viver e crescer é fácil?!!! Não é. Nunca será, mesmo contrariando o discurso dos mais altruístas. Se livro de autoajuda fosse mesmo eficaz,  todas as mazelas seriam curadas. Mas, quem disse que todas as mazelas tem cura?!!! Que todos os problemas tem solução?!!! Cada um alimente a ilusão que quiser e melhor lhe anestesiar. 

Não é que eu esteja frágil hoje, eu apenas estava evitando de escrever essa sensação, adiando essa reflexão!!!
   

2 comentários:

ઇ‍ઉ disse...

Acabei lendo seu texto por mais de uma vez. Talvez por me ver nele, talvez por ver algumas pessoas nele. Talvez pelo simples fato de saber, que não sou a única no munda a ter as mesmas sensações que vc. Parabéns.

Dan... disse...

Olá, ઇ‍ઉ, seja bem vinda!!! Sempre em algum lugar ou em algum momento há uma referência que nos identificamos... As ideias e os sentimentos ecoam!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."