Quando estamos insatisfeitos numa relação ou mediados por uma impasse moral e afetivo, a tendência é colocarmos os nossos sentimentos em dúvidas e, em alguns casos, à prova. São momentos assim, onde estamos vulneráveis e confusos, que surge alguém para bagunçar o que já se encontra bagunçado e ... Das duas uma, ou você constata que apesar da sua insatisfação você acaba percebendo o quanto a pessoa que está ao seu lado ainda é importante, embora a relação esteja em crise, ou você se dá conta de que os seus sentimentos mudaram e a parceria se perdeu. De uma forma ou de outra, uma nova perspectiva surge: Mudar o que não está satisfatório ou recomeçar de novo.
Infelizmente, nessa pausa de interrogações, você acaba não enxergando o outro como antes. Seja porquê o encanto do inicial acabou ou as pessoas mudaram/se transformaram. Enxergar no outro o quê você não exerga mais em quem está o seu lado é uma prerrogativa básica e usual nesse m0mento. Nesse sentido, corre-se o risco de se trocar a pessoa certa (ou que antes pareceia ser o mais certo escolher) pela duvidosa.
Vejamos esse diálogo entre Catherine e Vincent (Beauty and Beast , Cold Turkey - S1E12), que demonstra bem a escolha quase equivocada que Vincent ao preterir Cat:
- Eu não quero que você siga... Catherine, as coisas que eu disse sobre o jeito que você me via eu estava errado, tá bom?!!! O problema é meu. É só que às vezes eu me vejo tão mal... Eu não era o que eu sou. Catherine, eu sei que não posso estar com alguém que não saiba tudo sobre mim.
- Ela sabe agora.
- Okay, então, alguém que não aceite tudo sobre mim.
[Com poucas palavras Catherine tem todos os motivos para recuar e ficar na defensiva]
- Vincent, eu não posso ser a segunda opção.
- Você não é.
- Mesmo?!!! Porquê se a Alex tivesse lhe aceito, você estaria com ela agora mesmo. Naquela ridícula e romântica cabana.
[Só o restou para ele ficar com cara de bunda]
- NÃO FELIZ!!! Nunca foi sobre dar o fora com a Alex. É sobre um futuro melhor para mim, okay?!!! Mas, eu sei agora que aquele "futuro melhor" não é com ela, Catherine. É VOCÊ?!!! E farei tudo o que for para fazer isso correto a partir de agora.
- Vincent não há nada que você possa fazer. Obviamente agora que Muirfield está de volta e Alex sabe, eu ajudarei, mas, ...
- Mas, eu e você?!!!
- Eu tenho que me proteger agora (...) E eu preciso estar lá fora para alguém que sempre esteve presente para mim.
- Eu não vou lugar algum, okay?!!!
Então, alguns vacilos podem ser jamais reparados. E o que vale perceber é que cada ação tem uma reação e uma consequência a ser arcada. A quase escolha equivocada de Vincent colocou em risco a sua relação ainda não bem definida com Catherine.
Nenhum comentário:
Postar um comentário