quinta-feira, 23 de agosto de 2012

"Rodriguiando" em seu Centenário




Como não citar esse fabuloso escritor, jornalista e dramaturgo brasileiro que desvendava a hipocrisia da sociedade brasileira como ninguém?!!! 

Nelson Rodrigues merece todas as nossas homenagens póstumas por rasgar todos os véus dos nossos olhos que nos impedia de enxergar a vida como ela é: sem máscaras, sem desculpas frágeis e sem subterfúgios.  Com certeza, a sua lucidez literária, sob diversos primas e assuntos, nos fazem muitíssima falta sobretudo para podermos perceber e compreender a névoa da alienação e da hipocrisia que ainda nos encobre.

Essa velha citação ainda retrata muito bem os nossos dias atuais, principalmente a sugestão das suas entrelinhas: 

"Antigamente, o defunto tinha domicílio. Ninguém o vestia às pressas, ninguém o despachava às escondidas. Permanecia em casa, dentro de um ambiente em que até os móveis eram cordiais e solidários. Armava-se a câmara-ardente num doce sala de jantar ou numa cálida sala de visitas, debaixo dos retratos dos outros mortos. Escancaravam-se todas as portas, todas as janelas; e esta casa iluminada podia sugerir, à distância, a idéia de um aniversário, de um casamento ou de um velório mesmo".

O seu centenário não pode passar em branco assim como o seu legado intelectual. Não dá para esquecer as suas obras e críticas. 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."