sábado, 17 de abril de 2010

Bettys, Lettys e Bellas, As feias


Porquê será que as histórias como as das "Bettys", "Lettys" e "Bellas" sempre são tão populares nas Américas?!!! Se não fossem, não haveria quatro versões diferentes do folhetim produzidas: Colombiana, mexicana, norte-americana e brasileira; e acompanhadas por milhares de telespectadores e de diferentes nacionalidades.

Sem dúvida alguma, em paises onde o culto a beleza é definida como padrão estético, como atrativo pessoal e consumo, sempre há uma gama considerável da população que está à margem dessa "filosofia dos belos" por não estarem incluídos neste padrão exigido e bombardeado pelas diferentes mídias em todo o mundo, todos os dias. Todos nós sabemos que ser belo abre portas e atrai os interesses das pessoas, como também, ser feio (às vezes, nem se é, é apenas diferente) sofre com uma série de restrições.

- "Não se pode esquecer jamais: A beleza está nos olhos de quem a contempla. É um crivo subjetivo!!!"


A fórmula do sucesso destas telenovelas é porque elas abordam todas as humilhações e restrições que todas as "feias" sofrem por não serem tão belas como top models internacionais e atrizes globais e hollywoodianas. Sobretudo, quando as mocinhas sofrem por amor pelo o belo da trama, a representação do príncipe encantado. Todo esse sofrimento sempre é abordado com muita sensibilidade, principalmente quando o improvável acontece: "Quem ama o feio, bonito lhe parece".

O estigma e o preconceito contra o(a) feio(a) é tão forte, quando ele(a) consegue encontrar alguém que lhe admira e goste dele(a) como de fato é, sempre se é considerado o mau gosto do outro, esquecendo muitas vezes que todo mundo tem os seus atributos seja físicos e/ou interpessoais. Cada um de nós, sempre tem algo a ser admirado e que se sobresai, só precisamos ter a capacidade de enxergar esses atrativos nos outros e valorizar os nossos próprios, nos livrando dos nossos preconceitos e padrãos socioculturais.

Sim, também concordo que a beleza é fundamental, como instrumento de atração e sedução num primeiro momento, mas, depois, ela não se basta. Sem um conteúdo humano estimulante e que encante, ela se torna frágil. Por isso, os "feios" por estarem alheios a esse padrão de beleza absoluto e universal (da vez, porque os padrões mudam com a época e os conceitos), eles cultivam outros atrativos também importantes: inteligência, bom humor, generosidade, despreendimentos, enfim, os seus próprios encantos para chamar atenção.

Agora, se o belo tem o poder de atrair todos, qualquer pessoa, os feios conseguem atrair apenas os especiais, aqueles que tem a capacidade (sensibilidade) para alcançar a sua essência. Já que a sua beleza não está associada aos seus atributos físicos, mas, a sua essência interior. Cria-se o duelo entre beleza externa versus beleza interna, embalagem versus conteúdo.

Há quem se contente apenas com a aparência, a futilidade, o frágil, o trivial. Mas, pelo menos pra mim, não me interessam pessoas que não alcançam a complexidade da vida, das pessoas e das relações. Porém,tem-se gosto para tudo, até para a mediocridade.

Apesar de toda a ingenuidade contida nas tramas, com as suas similaridades, eu confesso que assisti as 4 versões, mas, a mexicana (Lety y Don Fernando) e a brasileira (Bela e Rodrigo), minhas versões preferidas, conseguem me arrepiar e essa temática sempre gera identificação com os patinhos feios. rs...

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."