Definitivamente, não é do meu estilo levar desaforo para casa e, muito menos, dar a outra face para bater. Se você não é combativo quando é necessário sê-lo, sobretudo perante as injúrias, calúnias e injustiças, a vida e os oportunistas passam por cima de você como trator. Como eu não sou capacho de ninguém, nem preciso dizer entre "pisar" e ser "pisado" em qual das duas opções eu prefiro escolher.
Todavia, tem dias que eu estou tão exausto e com a energia tão baixa que eu nem me esforço para pelear ou dar maiores explicações. Se para você se sentir melhor ou demonstrar que tem a razão ou pretende se esconder atrás da sua covardia ou seja qual for a sua motivação... quando eu estiver assim, "echame a mi la culpa" e pronto: tudo resolvido e você me poupa de um desgaste desnecessário.
Sabes mejor que nadie
Que me fallaste
Que lo que prometiste se te olvido
Sabes a ciencia cierta
Que me enganaste
Aunque nadie te amara
Igual que yo
Lleno estoy de razones
Pa'despreciarte
Y sin embargo quiero
Que seas feliz
Que alla en el otro mundo
En vez de infierno
Encuentres gloria
Y que una nube de tu memoria
Me borre a mi
Dile al que pregunte
Que no te quise
Dile que te enganaba
Que fui lo peor
Echame a mi la culpa
De lo que pase
Cubrete tu la espalda
Con mi dolor
(José Alfredo Jimenez)
Se, em caso de que eu não tenha culpa, vejo se vale a pena me justificar, me defender. Ou apenas lhe brindo com a minha indiferença, assumindo a condição de vilão ou quizá de mártir. O que não tem relevância não merece nem ao direito de resposta. Há... antes que eu me esqueça: Nem precisa me agradecer o favor.