sábado, 30 de abril de 2016

Dois momentos, duas entregas





(...) Quando um certo alguém
Desperta o sentimento
É melhor não resistir
E se entregar...

(Um certo alguém - Lulu Santos)





(...) Que a vida continua
E se entregar
É  uma bobagem
Já que você não está aqui
O que posso fazer?!!!
É cuidar de mim...

(Vento no litoral - Legião Urbana)




Dois momentos. Dois lados de uma mesma moeda. Se é para compartilhar com alguém, que seja com entrega e verdade. E, nesse momento, eu estou cuidando de mim...

Jogue-se, entregue-se, arrisque-se... assumindo todos os riscos e todas as consequências que isso implica. Ambas as entregas, em seus devidos momentos, tem as suas importâncias e lições à serem aprendidas.

Sem promessas





(...) Te prometí
Que si amenazaba la soledad
Iba abrazarte a mi
Que no iba a dejarte de amar...


(Manuel Mijares - Te prometí)



Sem promessas. Uma coisa eu aprendi: Quando as circunstâncias e os sentimentos mudam, fatalmente as promessas perdem a sua força e o seu sentido. Então, ... eu prefiro não prometer e nem escutá-las para não me frustrar caso não sejam cumpridas.

Pode ser que em algum momento eu tenha feito algumas promessas no ápice do momento e da empolgação, muito embora não seja muito do meu estilo fazê-las. Eu creio que o melhor é não fazer promessas que não possam ser cumpridas depois. Boas intenções não garantem nada. 

E, diante das suas promessas, comigo não as faça. Mais do que palavras ecoando no ar..., eu prefiro demonstrações concretas sobretudo se forem sinceras e espontâneas. 

sábado, 23 de abril de 2016

Quantas pontes precisam ser construídas?!!!




- Quantas pontes eu terei que construir para chegar até você?!!! 


Em mim?!!! Se depender do meu consentimento, ...  


[Processando a informação ...] 




(...) Eu não teria uma métrica exata para estimar. É o tipo de resposta que não depende de mim ou do meu esforço. À priori poderia dizer que não sei e variaria dependendo de quem e do objetivo proposto.   

My Dear by Ruby Velle & The Soulphonics





(...) And I know sometimes
The world can be so hard
And reach down to find
The good in your heart
And bring light to dark
All you need to do is see
That only love will help us overcome
Everything...

terça-feira, 19 de abril de 2016

Para não esquecer dos povos indígenas...




... Eis a vigem dos lábios de mel, Iracema 

by Casa José de Alencar.

segunda-feira, 18 de abril de 2016

A noite de Pasión y Poder




Se a direção da Televisa e/ou alguns críticos de tv do México tinham alguma dúvida da força de Pasión y Poder entre o público e as redes sociais, depois da Premiação da Revista TVyNovelas, ocorrida ontem (17/04) à noite em Acapulco, ela conquistou 5 categorias, incluindo a de melhor telenovela - o prêmio mais importante da noite: 




Se a novela foi taxada de "fracassada" e o personagem do Fernando Colunga, o vilão Eladio Gómez Luna, foi rechaçado pelo público mexicano, a resposta durante a premiação foi diferente. Principalmente consagrando Fernando Colunga como o grande vilão de 2016, demonstrando quem tem paixão e poder. A aposta de José Alberto Castro não foi tão desastrosa assim.




sexta-feira, 15 de abril de 2016

Nunca é demais ter na sua "farmacinha" em casa



Ou você está enfermo, ou não tem vergonha na cara




A pessoa já disse de todas as formas que não te quer, indo do jeito mais gentil e discreto ao mais grosseiro e flagrante, e, mesmo assim, você insiste. Das duas, uma: Ou você está enfermo psíquica e emocionalmente ou você não tem um pingo de vergonha na cara.

No meu caso, por exemplo: Quando eu digo "não", é não e pronto. Ficar no meu pé, igual à chiclete grudado na sola do sapato, buscando-me e acossando-me insistentemente, ao invés de me comover e me conquistar, me causa o inverso, rechaço e repulsão. Qualquer forma de humilhação como rogar e mendigar por afeto, por um sentimento não correspondido, é degradante. Nesse sentido, eu jamais me prestarei a esse papel de rogão e pedinte.

Você tem todo o direito de lutar por seu amor, desde que haja espaço e incentivo para isso. Se o sinal estiver fechado para você, não haverá nenhum recurso que seja efetivo para conquistar quem não lhe dá condições. Adotar uma postura insistente só lhe tornará inoportuno e inapropriado. Sentimentos não se forçam, se conquistam - apenas para quem esteja disposto à ser conquistado(a).

Todavia, há quem não respeite as negativas alheias e querem por mero capricho e orgulho ferido entrar no céu à força, muitas vezes tentando justificar o que não tem justificativa em nome do amor.  Por amor não vale tudo, muito menos quando você perde o seu amor próprio e atenta contra a sua dignidade e seus princípios.

Quer insistir é um direito seu, como também não ser importunado é o direito do outro. Para mim, se não houver uma correspondência, uma reciprocidade, não vale à pena.

quarta-feira, 13 de abril de 2016

Fortal City está em festa: Parabéns pelos seus 290 anos!!!




(...) SOB O MEU CHAPÉU QUEBRADO
O SORRISO INGÊNUO E FRANCO
DE UM RAPAZ NOVO ENCANTADO
COM 290 ANOS DE AMOR...

(Mucuripe, Belchior)

terça-feira, 12 de abril de 2016

Castle by Halsey (Movie's theme The Huntsman: Winter's War)






(...) And now my neck is open wide
Begging for a fist around it
Already choking on my pride
So there's no use crying about it...

O nosso próprio inferno




"Somos nosso próprio demônio e 
fazemos desse mundo nosso próprio inferno."

(Grimm, S5E16)

Shhhhhhhhhhh, silencio!!!




"Yo te amo. 
No apenas con las palabras expresadas 
como las que tambiém callo, 
con mis silencios." 

(Prisionera, cap. 69)

segunda-feira, 11 de abril de 2016

Dancing by Elisa





Time is gonna take my mind
And carry it far away where I can fly...

(...) No, I won't step back
But I'll look down to hide from your eyes...

domingo, 10 de abril de 2016

Pasión y Poder acabou!!!




Acabou ôôôôÔÔÔôôôôôôÔÔÔ, acabou. Pasión y Poder chegou ao fim e deixou aquele gostinho de quero mais. Se pudesse fazer uma crítica, construtiva por supuesto, faria à produção executiva da novela, dirigida por El Güero (José Alberto Castro): A história poderia ter ganho mais capítulos para trabalhar melhor algumas questões pouco aproveitadas como o romance entre Agustin e Gabriela, o confronto entre Julia e Caridade que poderia ter sido melhor explorado, a reconciliação final entre Julia e Eladio, propor um novo romance para Nina para não terminar sozinha, enfim, acrescentar outros ingredientes para deixar a trama mais instigante. Por contar com um elenco talentoso e uma boa história, havia condições para tal.

Todavia, apesar dos índices de audiência ficar entre 15 a 19 pontos em média, não se distanciando muito dos índices das outras novelas transmitidas pela Televisa, baseadas em pesquisas populares e dos dados de audiência de órgãos especializados divulgados em revistas, sites e nas redes sociais, Pasión y Poder não pode ser considerada como um projeto fracassado, considerando o seu sucesso fora do México, sendo transmitida por volta de 60 países como em alguns países da América do Sul (Argentina, Uruguay, Peru, Venezuela, Chile, Equador, Bolívia) e da Europa (Hungria, Espanha, Servia) com ótimos índices, figurando até em 1º lugar do ranking em alguns desses países citados, como também nos USA.

Para o último capítulo, tudo sob controle e dentro do esperado à não ser a morte de Arturo, personagem do ator Jorge Salinas. Por mais que eu torcesse pela reconciliação entre Eladio e Julia, sim "Yo soy Gomez Luna", eu confesso que eu esperava que El Güero iria ousar matando Eladio para salvar a Julia, significando a maior prova de amor que ele poderia dar à ela, e seguir a psicologia do personagem que seria capaz de dar a sua vida por ela, pois especulava-se que o final iria desagradar a maioria dos espectadores. Muito pelo contrário, segundo os comentários e a torcida dos internautas nas redes sociais (facebook, twitter, foros e blogs), a grande parte torcia pela reconciliação entre Eladio (Fernando Colunga) e Julia (Susana Gonzalez) e não queria vê-lo morto.  Assim como a morte de Daniela, personagem da Irina Baeva, eu achei a morte do Arturo desnecessária, havia outras saídas mais interessantes para esses dois personagens.

Referente aos outros casais (Consuelo e Miguel, David e Regina, Gabriela e Agustin), foram mantidos conforme o esperado. Quanto ao núcleo dos delinguentes (Ashmore, Erick e Franco), todos devidamente castigados. Vale ressaltar à queda do Franco, perdendo a presidência das empresas Gomez Luna Associados em menos de 24 horas. E o Sr. Humberto, pai da Julia, também teve o seu castigo merecido.

 E o grande momento e mais aguardado: Com quem Julia irá ficar no final?!!! Eladioteam está em festa. Apesar da Julia manter-se com a mesma atitude até os 45 min do segundo tempo, quando chegou o seu perdão e o seu tão esperado "sim" à Eladio.
  

Mas, sem dúvida nenhuma, além de Eladio Gomez Luna, Fernando Colunga demonstrou mais uma vez porquê é o ator consentido da Televisa e que também tem Pasión (o apoio incondicional e a admiração das suas fãns mexicanas e em várias partes do mundo) y Poder (refletido no seu prestígio e talento como ator). Durante toda a novela, do começo ao fim, ele se manteve em destaque, conquistando o público com o seu vilão-protagonista, roubando a cena em vários capítulos. Com o seu talento e carisma, ele conseguiu absolver Eladio diante aos olhos do público, que passou a defendê-lo das suas atrocidades cometidas no início da novela e arrancar suspiros do público feminino. Ao meu ver, eu senti o ator Jorge Salinas, um dos melhores atores mexicanos da sua geração, ofuscado pela força de Fernando Colunga e do seu personagem, onde o seu "mocinho" perdeu força.  

Também quero deixar o meu registro à performance maravilhosa de Marlene Favela, demonstrando o seu talento como atriz, além da sua beleza e sensualidade incontestável como mulher, sobretudo dando maior visibilidade a Nina, sua personagem, ganhando o carinho e a torcida do público, sobretudo na reta final da novela. Já, Susana Gonzalez, outra atriz que eu admiro, ganhou um certo rechaço e antipatia por parte do público, pelo perfil incoerente e oscilante de Julia, sua personagem, diante do seu proceder cansativo.   

Para os fãns de Pasión y Poder, o FIN significará amanhã apenas o vazio e a saudade de quem acompanhava essa novela desde o dia 05 de outubro e estava apaixonado pelos personagens e os atores envolvidos dessa trama tão rica de conflitos e contradições.  

sábado, 9 de abril de 2016

Brand new day with vocals





The sun is rising 
Feel the warmth on my face
But there ain't no race
I sip my coffee
I'm feeling fine...

...  It's a brand new day
Gonna take it on my way
Gotta take it on my way...

Hay que tener un amante por Jorge Bucay





"Muchas personas tienen un amante y otras quisieran tenerlo. Y también están las que no lo tienen, o las que lo tenían y lo perdieron. Y son generalmente estas dos últimas, las que vienen a mi consultorio para decirme que están tristes o que tienen distintos síntomas como insomnio, falta de voluntad, pesimismo, crisis de llanto o los más diversos dolores.
Me cuentan que sus vidas transcurren de manera monótona y sin expectativas, que trabajan nada más que para subsistir y que no saben en qué ocupar su tiempo libre. En fin, palabras más, palabras menos, están desesperanzadas.

Antes de contarme esto ya habían visitado otros consultorios en los que recibieron la condolencia de un diagnóstico seguro: "Depresión" y la infaltable receta del antidepresivo de turno.
Entonces, después de que las escucho atentamente, les digo que no necesitan un antidepresivo; que lo que realmente necesitan, ES UN AMANTE.

Es increíble ver la expresión de sus ojos cuando reciben mi veredicto. Están las que piensan: ¡Cómo es posible que un profesional se despache alegremente con una sugerencia tan poco científica!. Y también están las que escandalizadas se despiden y no vuelven nunca más.

A las que deciden quedarse y no salen espantadas por el consejo, les doy la siguiente definición: Amante es: "Lo que nos apasiona". Lo que ocupa nuestro pensamiento antes de quedarnos dormidos y es también quien a veces, no nos deja dormir. Nuestro amante es lo que nos vuelve distraídos frente al entorno. Lo que nos deja saber que la vida tiene motivación y sentido.

A veces a nuestro amante lo encontramos en nuestra pareja, en otros casos en alguien que no es nuestra pareja. También solemos hallarlo en la investigación científica, en la literatura, en la música, en la política, en el deporte, en el trabajo cuando es vocacional, en la necesidad de trascender espiritualmente, en la amistad, en la buena mesa, en el estudio, o en el obsesivo placer de un hobby... En fin, es "alguien" o "algo" que nos pone de "novio con la vida" y nos aparta del triste destino de durar.
¿Y qué es durar? ? Durar es tener miedo a vivir. Es dedicarse a espiar como viven los demás, es tomarse la presión, deambular por consultorios médicos, tomar remedios multicolores, alejarse de las gratificaciones, observar con decepción cada nueva arruga que nos devuelve el espejo, cuidarnos del frío, del calor, de la humedad, del sol y de la lluvia. Durar es postergar la posibilidad de disfrutar hoy, esgrimiendo el incierto y frágil razonamiento de que quizás podamos hacerlo mañana.

Por favor no te empeñes en durar, búscate un amante, se vos también un amante y un protagonista... de la vida. Pensá que lo trágico no es morir, al fin y al cabo la muerte tiene buena memoria y nunca se olvidó de nadie.
Lo trágico, es no animarse a vivir; mientras tanto y sin dudar, búscate un amante...

La psicología después de estudiar mucho sobre el tema descubrió algo trascendental:
"Para estar contento, activo y sentirse feliz, hay que estar de novio con la vida".

quinta-feira, 7 de abril de 2016

Errar, Compreender & Perdoar




Errar todo mundo erra e ninguém está imune disso, porquê, inevitavelmente, faz parte da nossa aprendizagem e do nosso crescimento pessoal. Agora, às vezes, para que se possa corrigir um erro e haja o verdadeiro perdão, diferente daquele dado da boca para fora, não basta apenas a mudança da nossa conduta, mas também a mudança do entendimento do outro. São dois movimentos de transformação, um depende do outro.

Todavia, nem todo perdão é outorgado, seja pela gravidade do erro cometido ou porquê nem todo mundo tem a generosidade necessária para perdoar - perdoar é uma decisão pessoal e respeito os motivos de cada um tanto para o "sim" como para o "não".

 Para quem tenta retificar o caminho, tentando corrigir o seu erro, a mudança em si traz o benefício e o bem-estar para quem está disposto à mudar, incluindo aqueles que também estão ao seu redor. Porém, na ausência do perdão, quando se esgotou todas as tentativas para se obtê-lo, só resta manter a consciência tranquila. E, diante disso, deixa o tempo correr... e seguir a diante...

Apesar do sentimento de culpa, mais cedo ou mais tarde é preciso virar a página. Virá-la também inclui não se deixar humilhar por um perdão que talvez nem venha. Mendigar, rogar, rastejar, qualquer tempo verbal de subserviência, é um atentado à pouca dignidade que lhe resta. A culpa deteriora e desvaloriza. Assim, quando não há mais nada a ser feito, não é preciso ficar exposto e refém do sadismo de quem poderia dar o seu perdão, porquê nesse momento fará a sua revanche, a sua vingança pessoal.

Tentar corrigir um erro precisa de um grande valor. Essa tentativa tem um significado invalorável apesar de não haver segurança da sua eficiência. E conceder o perdão também tem o seu valor divino e uma abnegação espiritual. Perdoar é um processo e requer tempo e paciência.    



quarta-feira, 6 de abril de 2016

sábado, 2 de abril de 2016

Julia, Julia, Julia!!!




Julia, Julia, Julia, o que faremos com você?!!! Pasión y Poder já está na última semana e essa peronagem ainda continua emocionalmente frágil e instável. Até o último capítulo, dia 10/04, nem devemos esperar muito dela com relação à uma mudança de atitude consistente. Entretanto, o que nos deixa claro é o seu amor por Eladio e isso não há menor dúvida.

Ao meu ver, o único ponto positivo do seu regresso com Arturo foi ela perceber que passou 25 anos refém do "se", da ilusão do que "poderia ter sido e não foi", sendo uma sombra no seu matrimônio e a impedindo de descobrir as qualidades do seu marido e desfrutar da sua relação com ele. Até a mudança do perfil do Eladio, só conhecíamos esse personagem através do olhar dela e do "virtuoso" Arturo - nada favorável.

O contexto mudou, os personagens envolvidos mudaram. Os sentimentos e os desejos já não são mais os mesmos: Julia deixou de amar Arturo e os dele virou uma obsessão. Resumo da ópera?!!! Não se pode regressar no tempo e muito menos apostar em ilusões, porquê o tempo transforma situações, pensamentos,  comportamentos e sentimentos, justamente o que ocorreu na vida dos Gomez Luna e dos Montenegro.

Dando-se conta disso, Julia rompeu com Arturo, muito embora não teve o valor de admitir, sem pretextos, que o real motivo pelo qual impede a sua relação com Arturo é o grande amor que ela tem por Eladio. Arturo por sua vez, nega-se à escutar e compreender que ela o deixou de amar e se apaixonou por seu maior rival. Alimentando essa ilusão, ele abriu mão da sua família e do seu lar para correr atrás de Julia.

Só nos resta saber o que a Julia fará com o que sente por Eladio e se ela terá o valor necessário para reconhecer isso perante aos outros e sobretudo abrir mão do seu orgulho e reconciliar-se com seu ex-marido. O lógico seria que ela voltasse com Eladio, mas, qual será a surpresa do último capítulo?!!! Aguardemos as cenas dos próximos e últimos capítulos.

sexta-feira, 1 de abril de 2016

Eu juro!!!



Eu juro dizer a verdade, somente a verdade e nada mais do que a verdade!!!


Somente a verdade liberta, evita desentendimentos e defraudações, soluciona histórias de vidas dramáticas, deixa as situações às claras, dá um basta à hipocrisia, a infâmia e as más intenções. Porém, traz consequências, nem sempre harmoniosas, mas verdades necessárias.    

"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."