No campo do amor, alguns comportamentos são abomináveis, pelo menos, ao meu ver:
Abominável I: Forçar dos outros um sentimento inexistente.
Sentimentos não são forçados. São no máximo estimulados e/ou conquistados. Diferente disso, é querer entrar no céu à força. Entre sentimentos impostos, eu ainda prefiro os que fluem naturalmente e são recíprocos.
Ninguém gosta de ser rechaçado, porém, em se tratando de afeto, as pessoas só dão aos outros aquilo que tem para dar, nem mais, nem menos.
Abominável II: Rogar, mendigar, implorar afeto.
Afetos e carinhos não são migalhas de pão ou meros donativos que podem ser doados como se fossem uma vulgar esmola. Quem aceita esmola afetiva dos outros, demonstra o quanto é carente de amor próprio e demasiadamente carente. Quem gosta de si não se humilha por restos de carinho ou se torna alvo da lástima alheia.
Podre daqueles que rogam, acabam se humilhando por tão pouco e geralmente nem vale a pena.
Abominável III: Não respeitar os relacionamentos dos outros.
Eu acho o cúmulo quem se (entro)mete deliberadamente nos relacionamentos dos outros para prejudicar, intrigar, devastar, separar à relação alheia sem o menor pudor e peso na consciência, apenas com o intuito de satisfazer os seus próprios desejos, até os mais sórdidos. Há quem esteja disponível para plantar a semente da discórdia, agindo de má fé com a mera intenção de atingir os seus fins amorosos.
Porém, se há tipos assim, é porquê há espaço nas relações para isso. Digamos que é uma espécie da lei da oferta e da procura. Com tantas pessoas disponíveis e sem compromisso nesse mundo, não respeitar as relações alheias chega à ser um objeto de desejo para o(a)s mais descarado(a)s. Há quem diga que a grama do vizinho sempre é mais verde do que à nossa.
Ninguém está livre de cobiçar à mulher e ao homem do próximo, até porquê, os sentimentos podem fluir aleatoriamente à nossa vontade. Mas, isso não implica dizer que é preciso defraldar as relações alheias, porquê algo deveria ser levado em conta: Não faça aos outros o que você não quer que façam contra você. Ainda existe uma questão de respeito.
Abominável IV: Iniciar um relacionamento amoroso apenas por compromisso, por obrigação.
Qual é a essência de um relacionamento?!!! Os sentimentos ou a abrigação?!!! Tudo o que é imposto, obrigado, não flui naturalmente, sobretudo em assuntos do coração. Eu penso que as escolhas e os sentimentos devem ser livres, ter asas para voar...
Um rio represado, não flui, fica estagnado e pode até secar. O mesmo acontece com os sentimentos.
Abominável V: Permitir interferências de terceiros em seu relacionamento.
O controle do relacionamento é seu, logo você também é responsável em por limites e respeito para quem se aproxima de você e do seu relacionamento. Se ex-namorados, possíveis pretendentes, "tentações" e curiosos estão próximos e interferem na sua relação é porquê você permite.
Assuma a sua responsabilidade e não dê espaço para que outros interfiram em suas relações.
Naturalmente, que existem outros comportamentos afetivos abomináveis, mas, por hora, esses são os que mais me irritam.