domingo, 23 de junho de 2013

E por falar nas mobilizações populares da semana passada...




Como brasileiros e democratas que somos, nós temos todo o direito de ir para as ruas reivindicar os nossos direitos e tentar construir um país melhor, mas, vandalizar NÃO!!! Isso acaba desacreditando o movimento popular que se propõe a ser sério e pacífico e, no final, quem acaba arcando com todos os danos e prejuízos são os nossos bolsos. Quem irá pagar a conta dos bens e patrimônios públicos e privados depedrados e vandalizados?!!! Nós, o povo brasileiro, é claro.

Se por um lado, é bom e positivo ver a população engajada em causas coletivas importantes (saúde, educação, infraestrutura, conduta política ética e moral, toda e qualquer forma de preconceito e segmentação, uso responsável e honesto dos recursos públicos, dentre tantas outras questões necessárias para sermos cidadãos de fato e de direito), adotando uma postura mais aguerrida e ativa em prol da mudança da nossa nação, fugindo da nossa apatia social e servil costumeira. Indignar-se também faz parte do exercício da construção da democracia e da cidadania. Mas, por outro, para isso, também é preciso que o brasileiro aprenda a se manifestar sobretudo com sabedoria e menos oba-oba.

É lamentável perceber como ainda tem uma minoria perigosa e oportunista que aproveita de um momento histórico como esse para agir de forma irresponsável e marginal, promovendo quebra-quebra, saques, roubos e promoção partidária. É a prova de que no nosso cesto, ainda existem maçãs podres. Tomara que esses episódios de vandalismo sirvam de exemplo e de alerta que algumas das nossas doenças sociais precisam ser tratadas e erradicadas para ontem, com máxima urgência, e, quando houver futuras mobilizações, o povo brasileiro adote uma postura cada vez mais transformadora e consciente das suas causas e consequências.  De preferência, uma conduta apartidária em função de objetivos gerais, em prol de todos nós e não de uma parcela "x" ou "y" ou "z", e sem vandalizar.   

Enfim, repudiando qualquer ato de violência, seja por parte do Estado através das suas instituições e/ou dos manifestantes, as mobilizações ocorridas contribuíram para que o Brasil possa dar mais um passo na construção da sua democracia, buscando minimizar os efeitos maléficos da nossa distribuição de renda desigual e melhorar um sistema social precário em  diversos setores. 

Aos poucos, o gigante acaba acordando do seu berço esplendido. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Ótimo, gostando bastante desse blog que acabei de conhecer...

Dan... disse...

Obrigado. Espero que você continue acompanhando e gostando dos posts. Seja bem vindo(a).


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."