terça-feira, 6 de setembro de 2011

Independência ou Morte (?) (!!!)



Você já parou para se perguntar quantos brasileiros deram suas idéias, forças, energias, suor e lágrimas e até as próprias vidas para construir uma nação brasileira e soberana para todos nós?!!! Quantos mártires ficaram pelo caminho da história por seus ideais nacionalistas?!!! Talvez, não. O fato é que se hoje conseguimos uma certa "independência", porquê não dizer uma autonomia nacional diante do cenário global, devemos isso à alguns precursores que andaram na contramão da ideologia dominante europeia, fazendo da rebeldia e contestação a sua expressão e liberdade, apesar de toda opressão.

Porém, ainda há tanto para ser transformado. Esse Brasil que vivenciamos todos os dias, ora nos trazendo grandes alegrias, outras pavorosas perplexidades e arbitrariedades, é o que nós merecemos. Merecemos porquê é o que eu e você fazemos dele - se não em atitude, em omissão. A era dos grandes mártires já passou, ficando apenas mencionado em registros históricos. Alguns deles caíram no mais completo esquecimento nacional, afinal um país sem memória não tem condições de celebrar as glórias e os exemplos do passado, mesmo que seja num passado mais recente.

Onde estão os nossos mártires?!!! Os nossos exemplos?!!! Infelizmente, nos dias de hoje, temos muitos poucos à reverenciar. Particularmente, os nossos heróis são brasileiros anônimos, aqueles que fazem dos poucos exemplos de honestidade e cidadania as suas marcas pessoais. O que deveria ser regra, nesse contexto caótico em que vivemos, é exceção. Como nós precisamos de exemplos, bons exemplos de todas as frentes e qualidades, e muito mais exceções para tentarmos assim criar padrões e regras que nos façam ser orgulhosos por um país mais justo e acolhedor aos seus filhos.

Como diria, Caetano: "Há alguma coisa fora da ordem, fora da nova ordem mundial!!!" Mesmo estando inseridos num contexto global, em muitos aspectos ainda continuamos numa profunda anomia, essa desordem política, econômica e sóciocultural que nos coloca frente a frente como todas as nossas mazelas nacionais.





Entre tantas contradições e miséria, o Brasil ainda continua ser abastado em suas riquezas (recursos naturais, humanos, financeiros e culturais), embora a sua riqueza seja roubada todos os dias e continue sendo muito má administrada, gerando esse abismo social que nos coloca dependentes de uma herança política arcaica e podre, sempre nos engessando e nos deixando à espera do salvador da pátria. Essa espera já está cansada e, mais do que nunca, não podemos contar e nem confiar na ação política, não essa que reina no Planalto Central - Completamente corrupta, ultrapassada, desigual e ineficiente.

Brasil, mostra a tua cara!!! Não espere e nem se esconda na vontade, promessa e ação política do outro, faça a sua parte. Chega de esperar o "país do futuro" acontecer de um dia para o outro diante dos nossos olhos como se fosse um passe de mágica, vamos construir o nosso e um país mais decente para as próximas gerações. Não podemos mais contar com esses "sócios de colarinho branco".







Não se trata de construir um modelo perfeito de nação, pois, esse modelo só é viável no mundo das idéias, no mundo da imaginação, mas, construir um país que saiba tratar dos seus cidadãos com mais equidade e respeito, não nos deixando tão à margem de um país comprometido com o bem-estar social e uma política e economia eficiente que consegue atender as necessidades nacionais e dos brasileiros.

Mais do que um feriado nacional é preciso repensar e construir a nação que pretendemos ser, onde cada um de nós é uma parte importante nessa construção, porquê somos brasileiros e temos o direito e o dever de direcionar as nossas potencialidades da melhor forma possível, bem diferente dessa realidade verde e amarela em que vivemos.






- "Vamos cantar juntos o Hino Nacional, a lágrima é verdadeira!!!"


Vamos exercer verdadeiramente esse marco nacional, não ficando apenas à mercê desse clichê histórico: Independência ou Morte!!!

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."