segunda-feira, 15 de outubro de 2018

Carinho aos nossos heróis anônimos da Educação





Professor, nosso caro e sacrificado mestre e educador brasileiro, hoje é o seu dia. Uma profissão tão nobre e ao mesmo tempo tão desvalorizada no Brasil e que deveria ser respeitada e reverenciada todos os dias por ser uma missão que alcança à todos, apesar dos pesares, sendo de suma importância para a formação do nosso povo, da nossa gente carente de educação, formação profissional e cidadania. Como é sacrificante ser professor nesses termos, sempre levando o peso da expectativa nas costas sem ter condições de trabalho para lecionar com qualidade, dignidade e até segurança. 

Está em suas mãos a missão de educar cada um de nós, teoricamente sem distinção e com inclusão, mas, para isso, depara-se com tantos obstáculos, tantas demandas, onde o contexto brasileiro não o favorece e nem o apoia como deveria. Exigi-se muito dele e em troca oferece tão pouco, tanto em direitos trabalhistas e palavras de incentivo e apoio moral. Ser professor é ser malabarista, sempre improvisando e não deixando a sua responsabilidade cair entre os dedos ou, seria um equilibrista que anda constantemente na corda bamba. Ou, talvez e quem sabe, um "Mandrake", sempre tirando um "coelho" de dentro da cartola para continuar mantendo o seu dever.

Nesta guerra caótica que envolve a educação brasileira, lutando contra o analfabetismo e a ignorância letrada e política, o professor tem o compromisso de preparar os seus alunos para atuar na vida, no mercado de trabalho e na sociedade, apesar de muitas vezes, em muitos casos, nem tendo condições propícias para fazê-lo. Como manter-se firme e estimulado assim?!!! Entre altos e baixos, o professor vai tentando do jeito que dá, com as oportunidades e recursos que tem, preparar um cidadão consciente, que deveria estar amparado pelo bom senso e a reflexão crítica para lutar pelos seus direitos, resolver os seus dilemas éticos e morais e transformar a realidade social ao seu redor - Porém nem sempre consegue alcançar essa façanha com louvor. Num meio tão hostil e precário para se investir em educação, principalmente uma educação pública e de qualidade, ele vai seguindo com a sua árdua missão de formar e construir um cidadão útil, autônomo, pensante e transformador, mesmo não interessando para um sistema político que privilegia os interesses de uma minoria aba$tada.

Enfim, ludicamente, cada professor carrega em si a ilusão de lecionar para formar e construir um mundo melhor, mais educado. Por isso, força e coragem para todos os professores brasileiros ou não que fazem da educação o seu estandarte e ensinam por convicção, fé e vocação. Deixo o meu carinho, respeito e reconhecimento aos nossos heróis anônimos.              

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."