terça-feira, 24 de outubro de 2017

Se eu assisto Reality Show?!!!





Há quem diga que o Reality Show é um lixo cultural. Dependendo da proposta competitiva, da dinâmica do formato do programa, se é original ou já está saturada, e do nível de qualidade dos seus participantes, até o é, mas pode ser um tipo de entretenimento reciclável. Como assim?!!! Seja qual for o tipo de reality (comportamental, intelectual, games e brincadeiras, esportivo, culinário, fashion, de relacionamento amoroso, musical, de dança, descoberta de novas personalidades e novos talentos, atuação, perfil profissional...), sempre haverá público para assisti-lo, porquê é um grande observatório de comportamentos e de reações diante situações limites e polêmicas e a questão do fetiche: Quem não gosta de dar uma espiadinha?!!! 

 Além da curiosidade inerente do ser humano e a sua necessidade de apontar o dedo para as falhas alheias e dar pitaco em suas vidas (muitas vezes, levianamente e sem nem saber o que de fato aconteceu), quem não tem a fantasia de ser Deus por um dia?!!! Quem não se realizaria tendo o poder de decidir o destino das pessoas julgando as suas ações e premiando os seus "escolhidos" independente dos méritos e desméritos apresentados por eles?!!! Os critérios de escolha são democráticos e free. Por isso é um produto de entretenimento tão popular entre os telespectadores e mexem com as suas convicções, escolhas, paixões e vaidades pessoais. 

Se não houvesse interesse (audiência) e mercado (parceiros comerciais e patrocinadores espalhados pelos 5 continentes, em diferentes e vários países) para esse tipo de entretenimento, não haveriam várias franquias de reality shows como Big Brother, The Voice, X Factor, Dancing With The Stars, Master Cheff, Idols, PopStar, The Got Talent, Xtreme, dentre tantos outros programas, não seriam adaptados as diferentes idiomas, culturas e contextos sociais.   

Se eu consumo esse tipo de entretenimento televisivo/internet?!!! Também. Todavia, eu prefiro assistir os realities norte-americanos (US) e britânicos (UK) na vibe artística (musicais, competições de dança e descoberta de novos talentos), porquê são os melhores produzidos e os participantes são mais talentosos e primam por eficiência e autorendimento no que fazem. Mas, outros países também apresentam produtos interessantes, tais como: Coreia do Sul, Ucrânia, Espanha, França, Austrália, Holanda, Portugal, México, Chile e Colombia. Já os brasileiros, apesar de serem muito bem produzidos, apesar das suas fórmulas já estarem saturadas, no quesito talento, para o meu gosto pessoal, é oscilante e poucos participantes se sobressaem. Enfim, tem para todos os tipos e gostos.

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."