sexta-feira, 20 de outubro de 2017

MoralidadeSIM, MoralismoNÃO!!!





Longe de mim ser moralista. Mas, na minha opinião, para se viver em sociedade e com civilidade, é necessário preservar algumas regras sociais e condutas éticas e morais para manter identidade cultural, unicidade como nação e manter uma convivência harmoniosa (dentro do possível, respeitando os limites e as diferenças de cada um), como também estabelecer outras novas para acompanhar a evolução do homem e da dinâmica social. Não dá para ficar à margem das regras e condutas sociais, caso contrário, viraria uma zona generalizada, uma anarquia. O ser humano em si é imprevisível e "doido" e precisa de ordenação social (regras éticas e morais, leis penais, códigos de conduta, sistemas políticos, grupos sociais, etc e tal) para viver em harmonia e em comunidade.  

Esse discurso parece ser tão utópico, né?!!! Mas, diante da complexidade humana, indiscutivelmente nós precisamos de ordem. Fato. Porém, essa busca pela Ordem & Progresso, não precisa ser travestida por modelo ideológico arcaico e excludente baseado em falso moralismo, preconceito, intolerância, hipocrisia, ideias tradicionais ultrapassadas, radicalismo, opressão, repressão, falta de liberdade de expressão, enfim qualquer artifício que possa inferiorizar, subjugar e massacrar os direitos e a cidadania de qualquer pessoa e/ou minoria. Nesse contexto, para a nossa realidade, precisamos encontrar soluções políticas, éticas e morais baseadas na inclusão, aceitação com o devido respeito, bom senso e um discurso que abrace por inteiro a nossa complexidade e dinamismo. 

Não dá para retroceder no tempo dos nossos avós e viver num contexto de outrora porquê de muita coisa de lá pra cá mudou, evoluiu em várias direções, muito embora alguns conceitos sociais e culturais e regras de conduta são atemporais e nunca saem de moda (respeitar os direitos e a integridade física e a dignidade dos mais velhos, das crianças, das mulheres, dos deficientes físicos, dos brasileiros em geral; viver em paz e harmonia, sem violência; respeitar os nossos pais e nossos lares, construir um Brasil melhor, mais ético, menos corrupto e atrasado; ...) e nem abrir mão de conquistas atuais importantes, tais como valorizar, reconhecer e se adaptar às conquistas da mulher no mercado de trabalho, dentro da sociedade e dos seus lares, a globalização geopolítica, avanços tecnológicos e digitais, as novas e modernas descobertas científicas, liberdade de expressão, evolução e modernização comportamental.

Todavia, para nos despirmos de um discurso oportunista tradicional, o brasileiro ainda preguiça superar a sua ignorância intelectual, quebrar os seus próprios tabus e preconceitos, ter mais empatia e tolerância para a causa alheia, ter acesso à educação e as oportunidades para evoluir como pessoa, profissional e cidadão. Enfim, não dá para construir um novo país, mais ordenado e moderno, baseando-se no discurso do medo e da negação e na ideologia da ignorância e da exclusão, infelizmente ganhando mais adeptos, compartilhando a mesma visão limitada, radicalista e ultrapassada da ala conservadora, hipócrita e oportunista de alguns partidos e instituições.

Mais luz, amor e entendimento para o país e a nossa gente. Menos névoa, ódio e ignorância. Vamos sair da caverna, enfrentar e superar as nossas sombras. Vamos olhar fora da "caixinha", vamos ampliar os nossos horizontes sempre respeitando o outro e preservando a nossa brasilidade.  




2 comentários:

Anônimo disse...

Minha bússola moral e não fazer aos outros o que eu não gostaria que fizessem comigo. Simples assim. Falta empatia nas pessoas, sobretudo nos brasileiros demasiadamente ignorantes, pra não dizer burros.

Dan... disse...

Eu tenho a impressão de que a sua bússola está na direção correta, poucas pessoas fazem esse exercício de se colocar no lugar do outro e sair julgando os outros, nem ao menos saber as suas histórias de vidas e o porquê dos acontecimentos. E, quanto à burrice, infelizmente no Brasil, até os letrados são incultos.

Inteligência, bom senso e ponderação são fundamentais para alcançar a realidade ou parte dela.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."