domingo, 15 de outubro de 2017

Aos nossos queridos mestres e educadores...






Sobre a difícil e exaustiva missão de educar, deixo as seguintes palavras do meu mentor, do meu mestre Paulo Freire: 


Seria uma atitude ingênua esperar que as classes dominantes desenvolvessem uma forma de educação que proporcionasse às classes dominadas perceber as injustiças sociais de maneira crítica. Não basta saber ler que "Eva viu a uva". É preciso compreender qual a posição que Eva ocupa no seu contexto social, quem trabalha para produzir a uva e quem lucra com esse trabalho. 

(...) Eu sou um intelectual que não tem medo de ser amoroso. Amo as gentes e amo o mundo. E é porque amo as pessoas e amo o mundo que eu brigo para que a justiça social se implante antes da caridade. Me movo como educador, porque, primeiro, me movo como gente.



Tomara que essas palavras lhe sirvam para estimular e inspirar o seu ânimo em se comprometer com a educação dos nossos alunos e desperte neles a consciência crítica e a vontade de ser um cidadão educado e agente de transformação social, independente da ideologia e radicalismo partidário que ele esteja pendente.


... Expresso o meu repeito, carinho e conquistas e sucessos profissionais. 

Feliz Dia do Professor!!!

2 comentários:

Anônimo disse...

Kkkkkkk

Esse seu mentor é tão gente boa que foi nomeado pelo PT como o patrono da educação brasileira. E, de fato, ele é mesmo. Ele realmente é o patrono da fracassada educação brasileira, a mesma que está nas piores colocações nos ranks internacionais relacionados à educação.

Antes de ir para o inferno depois morrer de infarto, ele conseguiu plantar no Brasil as sementes cancerígenas que foram regadas por uma horda de vigaristas travestidos de educadores e professores, que formaram (e continuam formando) milhares de militantes esquerdistas e analfabetos funcionais.

Não é a toa que esse safado foi preso em 1964 porque seu método de alfabetização de adultos foi considerado subversivo pelos militares. O tão famoso “método revolucionário” de alfabetização de adultos que ele criou não passava de uma fraude! E essa fraude é amplamente idolatrada até hoje em várias universidades brasileiras.

E não é à toa que seu método foi considerado subversivo: Paulo Freire nunca foi um educador, e sim um teórico político e ideológico que defendia publicamente a utopia comunista e regimes socialistas.

Resumindo: Paulo Freire não passou de um grande propagandista das ideias marxistas. Ele viveu disso e ganhou muito dinheiro com o comunismo (que bela empreitada capitalista, não?). Esse lixo não passou de um charlatão socialista que, infelizmente, ganhou um notável prestígio na educação brasileira.



Dan... disse...


Desabafou?!!! Okay. Durante toda a minha trajetória escolar e acadêmica, sempre tirei boas notas e tive um ótimo rendimento nas matérias e disciplinas em que o método tradicional de ensino não era dominante- Método chato, limitante e pouco envolvente. Sou em prol do método de ensino construtivista, onde trabalhar os conteúdos através de dinâmicas de parceria, incluindo professores e alunos nesse processo, da renovação escolar no sentido de torná-la mais atuante, interessante e moderna na missão de educar e formar cidadãos pensantes e transformadores sociais, do estímulo às pesquisas, seminários, encontro de experiências, fóruns etc e tal, dá muito mais resultados positivos do que reproduzir discursos e decorar respostas prontas e até ultrapassadas.

Estou atendo-me ao método de ensino, aos resultados cognitivos e na formação humana. Esse método de ensino defendido por Paulo Freire, propondo uma educação mais eficiente e inclusiva, se adequa seja para a escola pública ou privada, seja ao ensino distância ou presencial, seja num governo de direita ou esquerda. Enfim, pode ser aplicada em qualquer lugar e tempo, independentemente da ideologia política e partidária, do sistema vigente- Se democrático é infinitamente melhor.

Não creio na Educação Tradicional Elitista, fundamentada na submissão estudantil e na apatia social e nem na classe docente desestimulada e desiludida com a missão de educar e formar profissionais e cidadãos.

Feliz Dia dos Professores!!!


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."