segunda-feira, 2 de janeiro de 2017

Nunca dar-se por vencido





Há quem nunca se dê por vencido. Teimosia ou Perseverança?!!! Depende de quem e da sua força de vontade e motivações e das circunstâncias envolvidas. Enfim, existe um conjunto de fatores que podem conspirar contra ou à favor de algo ou alguém, determinando a sua vitória e/ou a sua derrota. Toda tentativa é válida desde quando não se torna uma obsessão cega e doentia.

Em algum momento pela busca dos seus ideais, a teimosia pode se confundir com a perseverança, porém existe um fio tênue que os diferencia e os separa - a lucidez. É a lucidez que determina quando avançar ou retroceder diante de uma causa, quando perseverar torna-se uma estratégia consciente e não um mero impulso instintivo. E a paixão?!!! É típica dos teimosos, cega, perde-se o foco e a objetividade no decorrer do processo. 

Quando uma luta já está vencida, o perseverante reconhece a sua derrota e tem a capacidade para replanejar a sua estratégia ou, simplesmente, mudar o seu foco. Não há covardia alguma em dar-se por vencido quando todas as suas tentativas já foram esgotadas. Já o teimoso, nunca se dar por vencido, mesmo diante de uma causa perdida. Há méritos em dar "murros em pontas de facas"?!!! Ou trata-se de uma mera perda de tempo?!!!

O perseverante sabe quando reconhecer quando uma guerra está perdida, porquê a sua lucidez não foi perdida. Já o teimoso... se deixa conduzir por sua torpe paixão, não reconhecendo a sua derrota jamais, lutando por causas perdidas e danando à si próprio e à tudo e todos que estiverem ao seu redor. E aos que se deixam derrotar facilmente sem tentar?!!! São derrotados por sua inércia e própria covardia. Covardes não serão contemplados aqui.

Lute!!! Tente!!! Avance mediante aos fatos concretos que revelam resultados positivos ao seu favor, demonstrando que você está no caminho certo, pois, diferente disso, evidencia apenas a sua teimosia. Não permita que a sua teimosia seja a derrocada da sua conquista pessoal ou o culto a sua insanidade e instabilidade emocional. Não adianta teimar por uma causa perdida. Nunca se dê por vencido quando uma causa é viável e vale à pena lutar por ela por convicção e não por mera vaidade e orgulho de não dar o braço à torcer.

Dizem por aí que um bom soldado não foge à luta. Espero que este não tenha autodisposição e perfil de um suicida em potencial, sobretudo em guerras perdidas.     

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."