sábado, 28 de janeiro de 2017

Debatendo e Ampliando suas ideias





Quando alguém se propõe a participar de um fórum de ideias, independente do tema, não basta apenas defender as suas convicções, baseadas em argumentos bem fundamentados, mas estar aberto à "escutar" as ideias dos demais, pois, quiçá, você não se depara com um aspecto que você deixou passar e assim você possa ampliar a sua percepção. Debater é isso, defender os seus pontos de vistas, ampliar os seus horizontes e ter a humildade e a disponibilidade necessária para fazer novas reflexões.

Ninguém é detentor da verdade absoluta e nem pode se aprisionar em si mesmo, tendo a ilusão de que sabe tudo e os demais nada. Pensar assim, é o perfil de pessoas medíocres e limitadas intelectualmente. E, para defender os seus pontos de vista, não precisa adotar um discurso grosseiro, arrogante e prepotente e, muito menos, impor as suas verdades e achismos como um fato irrefutável. Até as verdades são relativas, dependendo do ponto de vista e dos argumentos utilizados para defendê-las que sobretudo estejam bem fundamentados e não embasados por desculpas e argumentos frágeis.

Diante de fatos, não há argumentos. E, quem não está aberto ao diálogo, o que está fazendo num espaço democrático?!!! Pessoas intransigentes tem a necessidade de demonstrar para si mesmas e para os outros que as suas palavras e ideias são leis e nem sempre é assim. E não são maduras o suficiente para reconhecer quando não tem respostas ou estão equivocadas em seus achismos e julgamentos.

No meu caso, eu defendo os meus pontos de vistas e as minhas convicções, buscando-os fundamentá-los criticamente e, na medida do possível, estar aberto as novas possibilidades de reflexão, porquê sempre há um aspecto que possa fugir da nossa maneira de ver e analisar o mundo. Não tenho porquê provar nada a ninguém ou justificar-me, mas se eu puder plantar a semente da reflexão para mim já atingi o meu objetivo. Por definição, para se debater ideias é necessário dois interlocutores, seja confrontando ideias ou combinando-as.  

Quanto aos "fighties", as exaltações e discussões acaloradas, acabam por fazer parte do processo, pois cada um acaba defendendo-se e as suas ideias não apenas apoiado na razão, mas também na paixão - nem sempre ela é uma estratégia efetiva, porquê ela cega e pode limitar a consciência e o pensamento crítico. Ter bom senso, flexível e razoável é a melhor postura para se debater com claridade.   

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."