domingo, 20 de novembro de 2016

Precisa-se de consciência e atitude negra hoje e sempre.






(...) ‘Stamos em pleno mar. . . Abrindo as velas
Ao quente arfar das virações marinhas,
Veleiro brigue corre à flor dos mares,
Como roçam na vaga as andorinhas…

Era um sonho dantesco… o tombadilho
Que das luzernas avermelha o brilho.
Em sangue a se banhar. 

Tinir de ferros… estalar de açoite…
Legiões de homens negros como a noite,
Horrendos a dançar…

Negras mulheres, suspendendo às tetas
Magras crianças, cujas bocas pretas
Rega o sangue das mães:

Outras moças, mas nuas e espantadas,
No turbilhão de espectros arrastadas,
Em ânsia e mágoa vãs!!! 

(Trecho do poema O Navio Negreiro de Castro Alves)



Nós, brasileiros, sempre traremos conosco essa dívida e vergonha histórica para com os filhos da Mãe África trazidos à força para cá - Parte da nossa herança colonial europeia. Se não bastasse a violência sofrida, de "n" formas, e a perda da sua liberdade e dignidade, até hoje os seus descendentes, afro-brasileiros, ainda são vítimas desse preconceito diariamente personificado no racismo. Quanta degradação sociocultural!!! Isso jamais deveria acontecer num país como o nosso, caracterizado por ser essencialmente miscigenado e um caldeirão cultural. 

Não nos basta apenas 1 dia no calendário nacional para apagar esse capítulo vergonhoso da nossa história, A Escravidão, e, muito menos, acarinhar a nossa negritude depreciada ou minimizar a nossa culpa - Sim, somos todos culpados, seja por fomentar o preconceito e aumentar o abismo social, político e econômico que nos divide enquanto classes e cidadãos, ou por sermos submissos e omissos com esse crime. A consciência negra se faz necessária todos os dias. O respeito e o reconhecimento da cultura negra (africana e brasileira) se faz necessária não apenas hoje, mas por sempre. 

Negros ou não, pardos ou não, morenos ou não, todas as nossas cores e etnias, somos todos brasileiros. Temos uma missão à cumprir com os nossos irmãos: respeitá-los, consequentemente nos respeitarmos como nação, e garantir a sua cidadania como brasileiros que somos e dignidade humana, "açoitada" por tanto tempo - literal e metaforicamente. 

O Brasil precisa de consciência e de atitude negra hoje e sempre, só assim pudemos no redimir pela falta cometida desde quando o primeiro negro traficado aportou aqui. Consciência Afro-Brasileira para todos nós. Chega de negar e depreciar parte de quem nos representa!!!        

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."