quarta-feira, 28 de setembro de 2016

Batman vs Superman (2016)







Com o passar do tempo, a humanidade também vai evoluindo no seu retrocesso, confirmando o seu caráter contraditório. As prioridades também mudaram: Antes, buscava-se "conquistar o mundo", hoje, "destruí-lo". Essa mensagem ficou plasmada nesse filme, a partir do momento em que a causa terrorista também é incluída na luta do homem por sua cede de vingança pessoal, intolerância às diferenças e ganância desenfreada por poder. Seja para conquistar ou para destruir, a perda da vida e da dignidade humana sempre será um efeito colateral diante da barbárie humana.

Por sua vez, Lex Luthor (o filho) consegue superar o seu pai, onde astutamente manipula e induz o grande encontro: Batman vs Superman, criando uma rivalidade entre eles, dividindo os heróis e as suas forças. Diante da sua obsessão doentia em matar o Superman e mostrar-se superior do que seu próprio pai, seu maior rival, Freud também explica, Lex conseguiu o seu objeto, enfim, o "False God" morreu.

Com relação ao encontro entre Batman e Superman, fica bastante evidente o que difere um super-herói do outro: Batman é regido pela vingança, onde Bruce Wayne nunca superou à morte violenta dos seus pais - a sua criança interior sente-se sozinha e ainda chora essa perda; já o Superman é motivado por sua nobreza, sendo alvo da ingratidão, da injustiça e do julgamento equivocado de meros terráquios. E, cá entre nós, Kal-El não deve nada à Terra, muito pelo contrário: É a Terra que deve á ele e sua generosidade.






Quanto à sua morte, se não agradou no universo dos quadrinhos (os comics), imagina no cinema. Mas, a magia do cinema é assim: Mata-se e ressuscita-se histórias, vilões e heróis na hora que se quer, não respeitando a linha de coerência e a cronologia dos fatos, sendo uma caixinha de surpresas, podendo desagradar ou não o público. E o sofrimento de Lois Lane?!!! Sempre muito contida em suas emoções e reações. Se não fosse assim, não seria Lois Lane. Sempre tão racional e temerosa em demonstrar ao mundo a sua fragilidade e vulnerabilidade.

Porquê só agora eu estou postando sobre o filme se ele foi lançado no final de março?!!! Simples, porquê só agora eu o assisti online. rs... Vale para entreter e repensar algumas questões mencionadas anteriormente. Fica à dica. Essa temática dos Super-Heróis sempre alimentam a minha criança interior, reflexo de uma certa nostalgia infantil. 

2 comentários:

Anônimo disse...

Ele não morreu, no final a terra da tampa do caixão se movimenta, e termina o filme.

Dan... disse...

"Suposta morte"!!! :D


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."