quinta-feira, 25 de agosto de 2016

Como perdoar?!!!





(...) Como perdonar
A quien pudo lastimar un corazón
Matando gota a gota la ilusión
Con mentiras y traición
Dejando un desierto de dolor...



Perdoar vai muito além do que exercer uma ação positiva de momento ou ceder à pressão de quem o anseia e necessita. Reflete tanto o caráter e a generosidade de quem o outorga. Por isso, somente quem vive nesse dilema tem os seus porquês e as suas motivações para perdoar ou não. Assim, me isento de qualquer interferência nessa decisão, por ser de natureza egoísta, impessoal e intransferível. 

Eu sou a persona menos indicada para dar bons exemplos nessa área, porquê o meu orgulho sempre fala mais alto, aliás grita. Além da minha dificuldade para perdoar, principalmente diante de graves (des)feitos e desagravos, quando se rompe a confiança, pelo menos para mim, é um caminho sem volta. Talvez, com o tempo, haja um contexto mais brando e mais propício para o perdão. Dizem até que para se perdoar é preciso esquecer - Putz, eu tenho memória de elefante!!!

Se eu perco à confiança, se eu não consigo esquecer o erro cometido contra mim, logo..., tal desilusão me causa rechaço. Nunca mais a intimidade será a mesma, pois o cristal da confiança e do carinho se rompeu. Por isso, a minha maneira de perdoar, se é que posso considerar assim, é não desejar o mal. Agora, manter uma convivência amistosa, como se nada tivesse acontecido, esquece, não dá. Nesses casos, eu aplico o método da indiferença. 

Quem consegue ser generoso e abnegado o suficiente para perdoar, meus respeitos. Todavia, vale lembrar que "perdoar de coração", presume-se uma sensação de alívio constante, é voltar à abraçar quem te traicionou. É dá uma outra oportunidade. Dizem também que é mais enriquecedor para quem perdoa do que para quem é perdoado.  

Saber perdoar é para quem tem um grande coração e uma alma evoluída. Considero até que seja um constante exercício de humildade e superação. Enfim, perdoe para ser perdoado. Como perdoar?!!! Não existe uma única forma, apesar de um longo caminho a ser percorrido, apoiando-se no entendimento e na ação do tempo.         

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."