domingo, 17 de julho de 2016

Em prol do respeito ao direito da escolha alheia



Quando uma situação nos envolve e nos afeta diretamente, mesmo havendo outras pessoas igualmente envolvidas, a nossa tendência é decidirmos por elas, afastando-as ou poupando-as de sei lá o quê. Essa postura de mártir ou super-herói, nada mais é do que uma decisão egoísta, porquê caímos na visão equivocada de superproteger as pessoas que amamos e/ou temos algum afeto por elas e, principalmente, tirando o direito delas de fazer as suas próprias escolhas.  

Quem é você?!!! Que tipo de divindade você se julga ser?!!! Qual direito é esse que lhe concerne de decidir e impedir que os outros cresçam e evoluam à partir das suas más experiências e sofrimentos?!!! Com certeza, um pretensioso ninguém.

Perder, sofrer, cair, chorar, sentir-se impotente e até algumas vezes perdido, sãos sentimentos e circunstâncias que fazem parte do processo de crescimento e amadurecimento das pessoas. Enfrentar os problemas e os maus momentos também fazem parte do pacote da vida. Poupar as pessoas da vida, não as deixa fortes ou autoconfiantes, mas débeis e frágeis.

Até entendo que em algumas fases da vida, na infância e parte da adolescência, a inexperiência e a falta de malícia e de compreensão sugerem um guia, um mão adulta e segura para proteger e orientar os infantos para enfrentar o que ainda estar por vir. Todavia, não se pode seguir pela vida poupando tudo e todos das suas escolhas, seus erros e destinos.

Enfim, vamos respeitar o direito dos outros em fazer as suas próprias escolhas, estando elas equivocadas ou não. Vamos deixá-las crescer à partir das suas próprias experiências, afortunadas ou não. Cada um precisa construir a sua própria trajetória, encontrar as suas próprias ferramentas para enfrentar a vida. Respeitem-os!!! Respeitem-nos!!! Sejamos em prol de respeitar o direito de escolha dos demais, mesmo que essas escolhas sejam diferentes das nossas.
 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."