sábado, 4 de junho de 2016

Onde há fumaça,... Fato x Boato.





Como diz o dito popular e paira no imaginário coletivo: "Onde há fumaça, há fogo". E, metaforicamente, eu me pergunto: De onde surgiu esse incêndio?!!!

Embora a sabedoria popular, baseada no cotidiano e no senso comum, também tenha o seu fundamento, nem sempre um boato é completamente verdadeiro, porque não se sabe em que bases essa suposição foi formulada. Mas, algo é certo, de alguma parte ele saiu: De um fato mal explicado e controverso ou hipótese ou uma informação má intencionada ou uma vil mentira.

Boatos e "achismos" tornam-se fatos concretos, quando as suposições são constatadas, não deixando dúvida alguma que são verdades. Diferente disso não são meras especulações, fofocas, "disse-me-disse". Todavia, nem tudo o que é constatado é absolutamente verdadeiro, porquê, se não investigado objetivamente, à partir de certezas, se basearam em apenas aparências - As aparências enganam. 

Os maus entendidos e as conclusões precipitadas estão aí para nos fazer duvidar e confundir. Por isso, nem tudo o que se diz por aí deve ser levado ao pé da letra e tido como uma verdade absoluta e inquestionável. Quantas ínfâmia s e calúnias foram levantadas sobre a vida de alguém?!!!

Fatos aparentes e informações falsas e má intencionadas ficam ecoando no ar e na mente das pessoas até quando não forem esclarecidas. E, dependendo da gravidade da mentira contada e da suposta "verdade" insinuada, mesmo se for esclarecida, já plantou a semente da dúvida e da desconfiança. O dano já foi feito à medida que a reputação de alguém foi ferida.

É muito fácil desprestigiar a imagem e a reputação de alguém, ainda mais se a dúvida plantada está associada a certos indícios (nem precisam sê-los verdadeiros) e ao silêncio de quem não quer ou já se cansou de dar maiores explicações. Desmentir um fato de domínio público dá muito trabalho e demanda tempo.

Diante de tantos pontos de interrogação, ???????????????, será que vale a pena perder seu tempo, sua criatividade e sua energia tentando explicá-los?!!! Ou dar as costas para eles e apertar a tecla "foda-se" é o suficiente para seguir adiante com as suas verdades?!!! Independente de qual será a sua postura diante dos boatos levantados e infâmias cometidas contra você, é sempre desgastante a sua vida está na berlinda e ser julgada erradamente por pessoas que nem te conhecem e/ou desfrutam da sua intimidade e você muito menos à elas. 

Verdade ou mentira?!!! Fato ou boato?!!! Revelado ou oculto?!!!  

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."