segunda-feira, 9 de maio de 2016

Um rótulo injusto para os homens solteiros de 40 anos





O post anterior foi um preambulo para tratar do "rótulo" que abordarei aqui e que também já fazia algum tempo que eu queria postar sobre um tabu social tido como se fosse uma regra inquestionável, apesar de alguns aspectos também contemplem parte dessa hipótese, embora não seja uma verdade absoluta.  Sobretudo, eu acho injusto para os homens que chegaram ao 40 anos, ainda sendo solteiros e não tendo filhos, sejam rotulados de homossexuais sem sê-los.

À priori, qualquer que seja a identidade sexual de uma pessoa, merece o mínimo de respeito. A complexidade do ser humano também está refletida na sua sexualidade, por isso, nem entrarei no mérito da questão se é doença e/ou desvio de conduta (porquê eu creio que não é assim). Você pode até não entender a dinâmica sexual e subjetiva de cada um, por ser uma caixa de surpresas e possibilidades, mas, respeitar a peculiaridade de cada um isso pode e é de bom tom e demonstra que você é uma pessoa civilizada. As diferenças de e entre sexos existem, os estudos científicos e comportamentais estão aí para creditar.

Voltando ao assunto em questão, paira no imaginário coletivo e machista à seguinte hipótese e prejuízo de valor: Quando um homem chega aos 40 anos sem casar e sem ter filhos, automaticamente a sua masculinidade é posta em dúvida: Será que é é?!!! Para justificar isso, por ele não ter cumprido a sua função de procriação, rotulam logo esse homem como "gay" - por esse panorama ser típico de um homossexual que não construiu uma família nos moldes heterossexuais, caso ele não seja "enrustido" e viva "dentro do armário", tendo as suas relações homoafetivas clandestinamente.

Justificá-lo como "homossexual" pode ou não ser um dos fatores para que ele não esteja casado e/ou com filhos, porém pode não retratar a realidade de outros homens, incluindo os heterossexuais, que se encontram nessa situação. Fazer meras suposições dá força à ideologia do preconceito, fazendo-nos retornar e contrastar à essa nefasta, precipitada e leviana conclusão, invocando  aquele pensamento de que "nem tudo o que aparenta ser é". Não gostar de mulher é apenas um dos motivos.

Dentre tantos motivos que podem levar um homem hetero não querer casar ou ter filhos biológicos, superando às justificativas da homossexualidade e da infertilidade, eu tenho algumas hipóteses:


  • Dentro das suas aspirações e interesses, o casamento e a paternidade podem não estar contemplada nas prioridades desse homem, porquê nem todo homem tem vontade casar e/ou ter filhos. Apenas não tem perfil para ser provedor e progenitor, mas nem por isso não goste do sexo feminino;

  • Tem homens que fogem de compromissos como o matrimônio e a paternidade, porquê estão mais focados em si mesmos e em suas próprias necessidades e por temperamento trazem um perfil mais eremita e solitário. Há quem pretenda preservar o seu "status de filho" por vida, sem ter maiores preocupações e compromissos com a vida adulta, demonstrando uma certa imaturidade afetiva e aversão a ter responsabilidades;  

  • Alguns homens trazem consigo traumas emocionais passados por terem vivido experiências afetivas e familiares negativas. Nem todo mundo consegue virar a página das suas frustrações e desenganos amorosos e por questão de autoproteção se fecham para o amor e os relacionamentos; 

  • Minha mãe dizia que, em se tratando de relacionamento, "nenhum homem se perde", porquê sempre haverá uma mulher que irá querê-lo. Certo ou não, o fato é que a solidão também é uma possibilidade que deve ser contemplada, tanto para homens quanto mulheres. No campo amoroso não existe garantias, com o passar dos anos pode ser que você não encontre o seu par ideal, a pessoa certa ou pelo menos adequada para você construir uma família, um relacionamento estável e duradouro. 


Assim como essas hipóteses, existem outras que podem justificar o porquê ou os porquês que um homem de 40, 50, ... pode não ter chegado ao altar e ter deixado um herdeiro para o seu legado. Generalizar a solteiria de um quarentão pode ser injusto e precipitado, atribuindo "rótulos" e "meias-verdades" que não lhe correspondem. Julga-se muito e compreende-se pouco. Os motivos de cada um nem sempre são simples e aparentes como se pressupõe, pois também poderá existir uma complexidade oculta a ser descoberta, pois sempre é mais fácil supor, achar, julgar do que investigar.    
 

2 comentários:

Anônimo disse...

Sábias palavras.

Dan... disse...

É muito mais fácil prejulgar e generalizar do que compreender o "X" da questão. Cobranças sociais existem muitas, essa é apenas uma delas.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."