segunda-feira, 9 de maio de 2016

Regras & Rótulos - Elas te definem e te fazem feliz?!!!






A sociedade tem as suas "regras" e, para se viver nela, é preciso respeitá-las - se não todas, parte delas. Nem sempre elas são ou serão eficientes, inclusivas ou justas, mas, para não vivermos um estado caótico e degradante, a ordenação social se faz necessária. Para mim, a barbárie humana jamais será uma opção.  

Em nome dessa ordenação, cada um de nós temos um papel à cumprir dentro desse universo social, onde nos são destinados vários "rótulos" que possam nos classificar, nos agrupar, nos definir. Alguns rótulos/etiquetas nos definem muito bem, outros nem tanto. Todavia, quem não está satisfeito com as regras que nos impõem ou com os papeis que nos tocam à cumprir ou com a sociedade de um modo geral, cabe a opção de não aceitar e rebelar-se contra o sistema que nos é imposto antes mesmo de nascermos.

Andar na contramão do sistema tem um preço à ser pago: o rechaço. Por não cumprir certas condutas éticas e morais e deveres cívicos e sociais faz de você alvo de punições legais, críticas, julgamentos, calúnias, difamações, desprezos e humilhações. A sociedade através dos seus rechaços e preconceitos, pune aqueles que se voltam contra ela e suas regras, deixando-os à margem, marginalizando=os e agrupando-os em minorias sociais - cada minoria passa à lutar por seus direitos civis como pode.

Assim como as regras, os rótulos também são vários e vão evoluindo de acordo com as transformações sociais. Todavia, se resignar com rótulos e deixar-se guiar por eles, é ter uma vida e uma existência limitada, onde não importa os seus desejos pessoais, mas apenas a sua produtividade social. Nem sempre ou quase sempre essas regras e rótulos conseguem dar conta em totalidade da complexidade humana e por isso sempre haverá conflitos de interesses devido a sua legitima insatisfação.    

Eu não sei você, mas eu sou maior do que qualquer "rótulo" que possam me atribuir. Todavia, mesmo que em alguns momentos eu possa andar pela contramão, eu estou seguro que determinadas regras são de suma importância para manter um convívio social e interpessoal sano e respeitável. A sociedade precisa de regras, desde que sejam oportunas, coerentes, atuais e que consigam abarcar a realidade, sobretudo que elas sejam inclusivas e conciliadoras em prol de todos e não de uma minoria abastada e privilegiada. 

Nesse âmbito são tantos rótulos/etiquetas que nós carregamos na vida e pela vida como se fossem verdades absolutas e são tidas como unânimes sem sê-las. Nem tudo o que aparenta é. Até que ponto se submeter às regras e aos rótulos te fará feliz?!!! Te definem em plenitude?!!! Alguns me definem, outros não passam nem perto. Alguns me satisfazem, outros nem tanto. Algumas regras e alguns rótulos apenas conseguem definir parte de mim, parte da minha complexidade, parte das minhas verdades. 

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."