quinta-feira, 12 de maio de 2016

Brasil, não é que suspenderam a Presidente por 180 dias?!!!





Desde que começou a rumorar a possibilidade de Impeachment para a nossa presidente Dilma Rousseff, eu confesso que não estava colocando muita fé. Soava muito mais como um oba-oba do que realmente um fato político concreto que poderia deixar as suas marcas para a história da democracia brasileira.

O movimento foi avançando com os passar dos dias, ao meio de um crescente conflito político partidário em busca do poder e mais uma cena do jogo político, contando com o forte apoio popular - não em sua plenitude, mas uma parcela importante dos civis e da Imprensa; como também o abandono dos "ratos dos partidos aliados", que deixaram o barco petista à pique, lavando as suas mãos diante dos escândalos vermelhos de corrupção.

Chegamos onde chegamos: Suspenderam a nossa presidenta por 180 dias. E o processo de Impeachment que parecia não passar de um mero rumor, de uma hipótese distante, é real e já deu o seu primeiro passo. Diferente do primeiro processo de Impeachment brasileiro, no caso do Presidente Collor (1992), era um processo democrático inédito para todos nós e naquela ocasião não havia dúvida alguma da responsabilidade e do envolvimento do então presidente no mar de lama da corrupção.

Nessa segunda edição, Dilma Rousseff terá o desafio de provar a sua inocência e deixar claro que não cometeu nenhum crime de responsabilidade, apesar de ser evidente que a corrupção petista e dos seus aliados acabou por respingar nela. Todavia, espero que esse processo democrático seja conduzido com maior transparência possível para que a teoria do "golpe" se dilua e não seja uma desculpa para poder punir a corrupção petista e justificar o Impeachment contra a presidenta.

Se não houve crime de responsabilidade, é o momento para que ela possa se defender e provar a sua inocência aos 54 milhões de brasileiros que a elegeram e principalmente para aqueles que perderam a confiança em você, no seu governo e no seu partido como eu. Todavia, quero deixar bem claro que a minha indignação não se trata de um viés partidário, também condeno a corrupção tucana em seu momento, mas a indignação de um brasileiro que se sente defraudado por um governo e um partido que tinha como principal bandeira "lutar contra a corrupção". Quem nos diria o contrário.

Que tenha que passar o que tenha que passar, sobretudo que esse novo episódio democrático possa trazer algum ponto positivo para o crescimento da nossa democracia e nação, visando colocar o Brasil na rota do crescimento e resgatar o bem-estar social e a cidadania para o povo brasileiro. Apesar de não esperar um milagre do dia para a noite, mas mais um ciclo de árduo processo de transformação política e social.  

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."