sábado, 14 de maio de 2016

A difícil "tarefa" de um amigo: Atuar como "amigo" ou como "pretendente"



Pressupõe-se que a regra básica de uma amizade é a presença de um amor fraternal, sem segundas ou terceiras ou quartas intenções. Porém, quando surge outro tipo de amor entre dois amigos, a natureza dessa relação transcende para um relacionamento amoroso, onde essa amizade pode ser afetada negativamente. Eu já vi muitas amizades se perderem nessas condições.

Se existe amizade entre um homem hetero e uma mulher?!!! Claro que sim. Desde que ambos não se apaixonem entre si. E, se apaixonarem... faz parte do jogo entre sexos. Quando isso acontece, não é apenas uma amizade que será posta à prova.

Enquanto isso na sala de justiça... A sua amiga, por quem ele está afim, terminou o namoro e está sofrendo por isso. Como amigo o que ele tem que fazer?!!! Confessar os seus sentimentos por ela?!!! Tentar conquistá-la num momento que não é apropriado para os dois?!!! Apoiá-la como um amigo deve apoiar?!!! Enfim, o que ele deve fazer?!!!

Arriscar-se ou não arriscar-se, eis a questão. Que decisão tomar é uma escolha individual e deve ser muito bem refletida, pois muitas coisas estão envolvidas, além de por uma relação de amizade em risco. O que ele tem que fazer?!!! Não responderei por ele, porquê apenas ele pode responder por si mesmo, porém respondei se eu estivesse no lugar dele. Penso o seguinte. 

O ponto de partida é analisar o contexto em que a minha amiga está passando. Trata-se de um rompimento recente?!!! Se for, nem pensar intervir. Há possibilidades de reconciliação?!!! Se houver, nem pensar obstaculizar. Uma coisa é certa: Do que se deve esperar de uma mulher onde o coração dela pertence à outro?!!! Amorosamente nada. Então, se o contexto para se construir uma relação amorosa não é a melhor e muito menos fértil, será que vale a pena insistir nesse momento?!!! 

Quem está saindo de um relacionamento ou tentando superá-lo, precisa de TEMPO. Tempo para colocar os seus próprios sentimentos em ordem. Tempo para analisar os motivos que ocasionaram a ruptura da relação. Tempo para recuperar-se emocionalmente. Tempo para que o coração esteja preparado para recomeçar de novo. Tempo para se relacionar sem nenhuma pendência afetiva anterior que possa interferir na atual.

Depois de contextualizar a situação dela, considerar onde eu me enquadraria nisso tudo. Atuar como amigo ou como possível pretendente?!!! São duas ações diferentes e igualmente arriscadas. Como amigo, também se sofrerá pelo sofrimento do(a) amigo(a), dar todo o apoio que ela precisa para superar esse momento difícil. Como possível pretendente, sofrer um rechaço por saber quais são os meus reais sentimentos por ela, que transcenderam os laços de amizade, e se deixar ser usado como "tábua de salvação" e/ou "estepe" para que ela possa esquecer o outro.

Atuar como amigo ou atuar como possível pretendente?!!! Um ou outro ou ambos os casos?!!! Eu atuaria como amigo e, conforme o tempo fosse passando e as reações dela para comigo e com o fim do namoro, veria se há condições para que eu investisse numa possível relação. 

Porém, todavia, contudo, como o dilema não é o meu, quem está passando por isso, precisa ter uma visão ampla do que isso envolve e as consequências que ultrapassar as fronteiras de uma amizade representa. Se as circunstâncias fossem outra, se ela não estivesse apaixonada e sofrendo por outro, poderia ser que arriscar-se confessando os seus sentimentos por ela não fosse tão inapropriado e nem arriscado.

Enfim, seja qual decisão a ser tomada, a tarefa de um bom amigo é apoiar o seu(ua) amigo(a) em qualquer circunstância, seja ela boa ou ruim, até mesmo abrindo mão dos seus próprios interesses para não piorar a situação.

2 comentários:

Anônimo disse...

Muito obrigado! Me fez perceber que esse não é o momento certo pra investir. Vou dar tempo ao tempo, se um dia rolar, saberei que não fui estepe de ninguém. Sábias palavras vc é o cara!

Dan... disse...

Gabriel, não se esqueça: A decisão final é sua... Mas, diante das circunstâncias, agir com prudência gera mais ganhos do que perdas. Você saberá quando será o momento certo para investir, ela sinalizará quando.


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."