quarta-feira, 23 de março de 2016

Quando um casamento chega ao fim...




Independente da profundidade dos relacionamentos, sejam quão intensos eles forem, todo final deixa as suas marcas e consequências, sobretudo quando há o seguinte agravante: Ainda existe amor envolvido entre o casal e por isso torna o último adeus e a separação mais difíceis. Certo ou errado, coerente ou não, os motivos para se divorciar são seus, total, e ninguém tem a ver com isso. Nem ouso opinar sobre os seus motivos, espero que estejam calcados pelos motivos certos, principalmente quando me deparei com esse lembrete:





Imbuído da necessidade de exercitar a minha humildade e tolerância, me reservo apenas à sugerir a sua (auto)reflexão.

 
Primeiro questionamento: Não vejo nada de mal que cada um tenha o seu orgulho, desde que não seja uma atitude autodestrutiva. Porém, qual é a natureza do seu orgulho?!!! Soberba ou resgatar a dignidade perdida?!!!  Se estiver calcada na primeira, será uma obstáculo para a sua felicidade, pois, orgulho e amor não andam de mãos dadas.


Segundo questionamento: Nesse momento, em que recomeçar se torna uma necessidade, um compromisso de sobrevivência inclusive emocional, até que ponto você está sendo fiel aos seus sentimentos?!!! Em tão pouco tempo do processo de divórcio, é o momento para se forçar a ter um novo relacionamento?!!! O seu coração já superou o que aconteceu?!!! O seu coração está livre para amar novamente?!!! Você pode dissimular os seus sentimentos para todos, menos para você, embora que não tenha porquê dar satisfações aos outros.


Terceiro questionamento: Para seguir adiante, é preciso ter um "estepe" do lado para se sentir amparado?!!! É preciso sustentar-se através de uma "muleta afetiva"?!!! Na ânsia de superar o fim da relação e seguir adiante, algumas personas consideram uma boa saída ocupar o espaço deixado por outra presença, no caso um "amor-substituto", sem se dar conta de que ao usá-lo como passatempo ou para esquecer o amor anterior, corre-se o risco de brincar com os sentimentos e destruir as ilusões alheias. É justo envolver outras pessoas por medo da solidão?!!!   


Num momento de reconstrução e superação, mais importante do que vão pensar ou dizer ao seu respeito, é necessário você ter um tempo sozinho para reflexionar sobre o que passou e dar um tempo para o seu coração se recompor. É melhor encarar a dor e curá-la do que anestesiá-la. Para isso, também é importante você ser sincero consigo mesmo e com os seus sentimentos, sem ter que usar desculpas ou máscaras. O seu casamento pode ter chegado ao fim, mas não é o final da sua caminhada. É apenas um ciclo que se cumpriu para que outros possam ser iniciados, incluindo até uma possível reconciliação em outros termos, quem sabe?!!! Se ainda há amor, possibilidades existem...     

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."