terça-feira, 22 de março de 2016

Por causa do orgulho





Quantas oportunidades foram perdidas por causa do orgulho?!!! Quantos amores ficaram pelo meio do caminho por causa do orgulho?!!! Quantos perdões sinceros não foram dados por causa do orgulho?!!! Quantas palavras não foram ditas por causa do orgulho?!!! Sem dúvida nenhuma, muitas e muitos.

O orgulho tem duas faces. Uma, positiva (+), quando se propõe à resgatar a nossa dignidade e amor próprio diante de uma situação degradante, mantendo-nos de pé após as quedas que a vida nos dá. Outra, negativa (-), quando por soberba e falta de humildade nos provoca diferentes perdas, geralmente fazendo negativas por pirraça, por imaturidade, por revide. Dessa forma, é importante saber como lidar com as suas duas faces, seus dois polos.

 Eu não posso negar que eu sou muito orgulhoso, passeando pelos seus dois polos, tanto para o bem quanto para o mal. Por um lado, o meu orgulho me respalda, fortalecendo as minhas convicções e não permitindo que eu abra mão de mim mesmo, por outro, me fez abrir mão de algumas oportunidades e escolhas e, de certa forma, também me atrapalhou por alguns momentos, seja por não querer dar o braço à torcer e/ou excesso de escrúpulos.

Todavia, por ter consciência  disso, eu vou tentando lidar com o meu orgulho, tendo como prioridade buscar manter o meu equilíbrio emocional, a fortaleza e a coerência das minhas atitudes, a minha serenidade espiritual, mesmo derrapando algumas vezes para o meu "darkside". Uma coisa é certa, o meu interesse é simplificar a minha vida ao máximo sem obstaculizar ou colecionar perdas ou gerar conflitos e contradições.

Enfim, ser orgulhoso não é de todo ruim, também tem as suas vantagens à partir do momento em que você saiba tirar proveito dessa força em benefício próprio. Mantendo-se em si e por si, dignamente, sem provocar danos a si mesmo e aos demais e manter o foco e a mente aberta ao entendimento, sem ter vergonha de reconhecer quando se erra e não ter medo de corrigir o caminho.     



   

Nenhum comentário:


"As lágrimas não reparam os erros!!!"

The Verve - Bitter Sweet Symphony (with lyrics)

♫ Pitty - Na sua estante

"Eu não ficaria bem na sua estante..."